Pedaço extra
Final de junho, último domingo na verdade, um dia puxado, trabalho enobrece, mas exaure. O cansaço supera em muito a fome, mas o latejar em minha cabeça diz que não basta o leito, preciso da mesa.
Desvio leve o caminho e entro no shopping, observo a lojas fechadas e volto para trás, um resto de esperança me faz olhar para os lados, avisto um casal de funcionários do shopping conversando tranqüilos, aproximo-me e pergunto se a praça de alimentação ainda esta aberta.
— Esta sim senhor, fica aberta ate as 23:00hs
— Obrigado – agradeço aliviado enquanto caminho rumo a escada. Dois andares vencidos, circundo procurando a pizzaria, venço alguns passos e aguardo uma atendente de olhar tão cansado quanto o meu atender um casal.
Com sorriso sério ela pergunta meu pedido, com voz gutural de exausto digo:
— Um pedaço de peperoni e um guaraná, por favor.
A caixa começa a registrar meu pedido enquanto a balconista abre o forno procurando, vasculha por um momento, diz algo murmurado para a caixa e abre a porta da cozinha. Uma garota tão jovem quanto às outras se aproxima enquanto organiza alguns papeis.
— Só um segundo senhor – diz a caixa fitando-me – vamos verificar quanto tempo leva para fazer.
Leio seu nome no crachá e travando meus olhos no dela digo.
— Paula. É noite de domingo, já são quase onze horas, assim como você eu trabalhei o dia inteiro. Como eu me sentiria fazendo vocês assarem uma pizza agora só porque quero um pedaço? Por favor, não faz isto, me da um pedaço da que tiver.
Ela e a garota que organizava a papelada se entreolham, Paula abre a porta da cozinha e avisa a balconista que não precisa fazer outra, pergunta-me qual pode ser então, digo-lhe que uma de calabresa esta mais do que ótimo.
A caixa muda seu sorriso sério para um de surpresa
— Obrigado moço, a gente trabalha atendendo até as onze e depois ainda fica para faxina.
Pago a conta enquanto meu pedido e servido, a garota que organizava os papeis demonstra sua chefia solicitando a balconista
— Kelly, coloca mais um pedaço embalagem de viagem, é brinde para ele.
Ilumino-me e agradeço a gentileza, sento-me a mesa e como o pedaço da bandeja, limpo-a e coloco no dispenser, vou embora, mas não sem antes passar no balcão agradecer novamente e despedir-me.