Ser criança

Como é gostoso brincar, desfrutar do imaginário, viajar sem limites, sem barreiras, sem fronteiras por esse mundo encantado das crianças.

Com um simples piscar de olhos, vamos fazer de conta que todos nós passamos a ser criança novamente, rimos de tudo, choramos de tudo, esquecemos de tudo em frações de segundos. É bom demais ser inocente, falar a verdade, dizer o que sente, mesmo que repreenda a gente, a final de contas; somos criança, somos inocentes. Graças a Deus!

Durmo como se fosse um anjinho sonho com diversas coisas engraçadas, ou, o que acontece comigo durante o dia. Às vezes fico com muitas coisas inculcadas em minha cabeça, digamos assim; certa curiosidade, que percebi de imediato que às vezes devem ficar pra nos mesmo, pois sempre que pergunto alguma coisa, me olham com um olhar assustado como tivesse feito algo de errado e me questionam; da onde você tirou isso? Quem lhe falou?

Ou então assim do nada sem responder minha pergunta; proíbem-me de assistir televisão. E eu, fico sem saber o porquê dessa decisão. Será que eles não percebem que sou criança? Até parece que nunca foram uma, ou se foram já faz muito tempo, tanto tempo que esquecerão de vez.

Ainda bem que não sou adulto, e nem quero ser, quero brincar o dia inteiro até o entardecer. Tomar aquele banho gostoso, comer aquela sobremesa maravilhosa que só minha mãezinha sabe fazer, pois não é a toa que ela é a melhor mãe do mundo. Esta certo que algumas vezes ela me da algumas broncas, até que eu mereço. Mas em certos dias sem eu fazer nada, ela esta completamente irritada, principalmente com o papai, que resmunga aos cantos, ela esta naqueles dias. O mais estranho de tudo, que alguns dias pra cá, minha irmã mais velha começou a ficar assim também.

Não entendo nada o que esta acontecendo, nem mesmo eu me entendo. A única coisa que entendo e gosto muito de fazer é brincar, subir em árvores, jogar bolinha de gude, empinar pipa, brincar de queimada, jogar futebol. E por falar em futebol, um dia vou ser um super craque, melhor do que Pelé, Ronaldinho Gaúcho e Romário juntos, antes de me tornar doutor, ainda vou ser (bombeiro, marinheiro, escoteiro, pagodeiro, engenheiro, e para finalizar, é claro, astronauta). Ir à lua uma porção de vezes, só para ver a terra lá de cima.

Antes brincava e brincava, agora, apareceu essa tal de escola que tenho que ir todos os dias. Minhas brincadeiras ficaram somente na outra metade do dia, que agonia. Mais lá na escola, tem uma tia que é super legal, se eu fizer meu dever diretinho, me deixa brincar a vontade, ou seja, brinco na escola e brinco em casa, desde que eu faça minha lição, não é de todo mau.

Até porque lá na minha vizinhança, percebi que muito dos meus amiguinhos não estão mais por lá, uns foram morar em outro bairro, alguns em outra cidade, e os demais em outro estado ou até mesmo em outro país. Esta cada vez mais difícil brincar com todos da vizinhança, meus amigos de sempre. Sem contar que comecei a aprender informática, isso depois da escolinha de futebol, sem contar à escola que faço durante o período da manhã. Comecei a fazer uma porção de coisas, e por isso comecei a ganhar mesada. No primeiro dia gastei tudo, foi ai que percebi que durante o mês inteiro ia ficar sem dinheiro, comecei a guarda e comprar somente o que era necessário segundo os conselhos da minha sábia mãezinha. Foi a partir deste momento comecei a admirar meu pai, ta ai quando crescer; quero ser como ele. E por falar em meu pai, quando ele não esta trabalhando e trabalhando, ou seja, o tempo todo, me leva para vários lugares legais, conta piadas e tudo mais nem parece aquele pai que vejo todos os dias serio com terno palito e gravata. Esses dias são raros difíceis de acontecer; por isso para mim são mais que especiais, sempre vou lembrar.

Pois cada dia que passa tenho diversos afazeres, tirando escola de manhã, a escolinha de futebol no começo da tarde, informática, agora, estou fazendo aulas de inglês e espanhol. Para falar a verdade, ainda brinco, não com aqueles brinquedos velhos. Minha nova brincadeira é em frente ao computador, aqueles jogos irados, isso quando não estou na sala de bate papo, conversando com varias pessoas do mundo todo. Minha mãe por sua vez não da trégua, fica em cima o tempo todo querendo saber o que estou fazendo e coisa e tal. Tudo que faço exatamente tudo tem o seu horário e seu tempo, se quero fazer algo diferente, tenho que ver em minha agenda se sobra algum tempo disponível.

Mais para paquerar aquela menina que conheci no shopping, sempre sobra tempo, se não sobrar arranjo um. Acho que estou aos poucos crescendo, meus pais dizem que a cada dia que passa estou amadurecendo, logo me tornarei um adulto.

Coisas que antes não sabia e ninguém me contava, passei a descobrir algumas delas por experiência própria, outras por convivência, o fato que não sou mais aquela criancinha, um dia mais cedo ou mais tarde isso ia acontecer. Estou aprendendo aos poucos a caminhar com minhas próprias pernas, como dizem por ai, amadurecer. E por incrível que pareça, sinto saudades daquelas coisas de criança, principalmente daquela inocência. Pois ser criança é bom demais, pena que um dia temos que crescer, e com o tempo aquela inocência vai se perdendo a ponto que passamos a conhecer, a maldades dos homens e situações que muitas vezes não consigo entender. Por isso me questiono sempre por que temos que crescer?

Como seria bom se todos nós adultos tivéssemos sentimento de uma criança o mundo seria melhor de se viver, sem ofensas ou qualquer leviandade, ser para sempre autênticos, únicos. Pena que isso esta muito longe de acontecer, então me resta apenas fechar os olhos e por alguns instantes, criança novamente tornar a ser. E toda aquela inocência e ternura por alguns instantes reviver.

Sandro Sansão
Enviado por Sandro Sansão em 14/05/2009
Código do texto: T1593339