Hipocrisia

Se existe algo na vida que é fácil de fazer é falarmos sobre a vida aléia. Mas quando se refere para nos dessa maneira, na mesma hora procuramos nos defender tentamos tirar o nosso da reta dizendo; de maneira alguma fazemos fuxico, mexerico ou qualquer coisa parecida. Será mesmo? Ou isso ES apenas mais uma hipocrisia da nossa parte? Se não falamos pensamos, pra Deus nossos pensamentos não passa ter o mesmo significado, o mesmo valor? E quantas ou inúmeras vezes temos uma má impressão sobre determinadas pessoas, isso sem se quer ela ter feito nada, sem ao menos ter nos dirigida alguma palavra, e mesmo assim a julgamos antecipadamente, rotulamos sim, e isso também não é errado ou hipocrisia da nossa parte?

É só ligar a televisão e mais uma noticia sobre políticos corruptos envolvidos em lavagem de dinheiro e coisas desse gênero, então nos dignamos corretamente, pois se tratam do nosso dinheiro, nossos impostos que deveria ser atribuídos a população em benefícios como, saúde, transporte e educação. Pois o que pagamos não é pouco, pesquisas recentes feita pela Paying Taxes (Pagando Impostos), da Pricewaterhouse Coopers, o Brasil é o país onde mais se gasta tempo com as obrigações tributárias: são 2.600 horas por ano. Trata-se de um recorde mundial. Em nações como Emirados Árabes Unidos, Cingapura, Luxemburgo, Suíça e Nova Zelândia, ninguém gasta mais do que 70 horas anualmente.

Isso quer dizer que ralamos feito um condenado, e um individuo como esse, que foi eleito por nós para ser nosso representante legal de maneira digna e honesta, rouba-nos assim na maior cara dura, e o pior que sabemos que tudo isso vai acabar em pizza. E então! Indignamo-nos corretamente, falamos o que pensamos, cobramos aquilo que ES de direito, mais será que muitos assim como nós se estivessem no lugar deles fariam a mesma coisa? Pelo menos da minha parte não. Isso não quer dizer que eu seja santinho ou qualquer coisa parecida, mais sabemos que na maioria das vezes pessoas que dizem desvairadamente como se fossem os senhores da verdade, são os primeiros em atitudes como estas, se corromperem, não precisamos ir muito longe.

Quantas vezes no serviço mesmo um suposto “amigo”, aquele que da tapinha no seu ombro, às vezes almoço nos finais de semana em sua casa, conhece sua vida de cima a baixo, sabe da sua postura e ética profissional, ES o primeiro a dizer para ti, pode contar comigo pro que der e vier, pois sempre estarei do seu lado, ES o primeiro a espalhar fofocas sobre você, ou primeiro vacilo ir à sala do chefe falar algo sobre você, muitas vezes chega a ponto de inventar algo para lhe prejudicar. Mais nestes casos se o chefe for uma pessoa descente, chama você na mesma hora e diz; agora tudo aquilo que você me disse em relação a ele, por favor, repita novamente na frente dele, pois quero saber quem esta falando a verdade ou não. Esse tipo de pessoa é ou não é um Hipócrita?

Quantas vezes falamos que a boniteza não se põe na mesa, e a primeira pessoa bonita que vimos, Caímos de queijo duro no chão, ficamos literalmente babando por aquela pessoa, e descartamos completamente aquela feinha que estava interessado em nos, somente quando quebramos a cara ou quando percebemos que ES apenas bonita e nada mais, daí sim que vamos dar uma chance para outra, e isso é ou não é hipocrisia da nossa parte. Olhamos sim para aparecia, é lógico que se for um quite completo fica mais do que perfeito, na maioria das vezes somos sim, hipócritas, falsos moralistas, por julgar uma postura de uma pessoa, sendo que não as temos. Não quero dizer aqui que todos têm essa postura, ainda bem que no mundo, as pessoas boas é a maioria, por isso mesmo, sente na pele o preço de ser honesto, pois a corrupção bate a nossa parte, se você quiser fazer algo de errado, tem um vizinho ao lado que sabe como ninguém fazer, é lógico com seu jeitinho brasileiro malandro de ser. E o tempo vai passando, e cada vez mais decepcionando, a ponto de ficarmos descrestes, implorando por justiça, por lealdade, por amizade, por amor de verdade, por seres humanos descente, que na maioria das vezes pecam, e pecam como ninguém. E mesmo assim, será que temos o direito de julgar? Será que somos mais santos do que eles, ou pura hipocrisia da nossa parte?

Não quero aqui acusar ninguém, também não sou bobo em me comprometer, apenas escrevo ao ponto de todos nos entendermos e refletirmos um pouco sobre o que significa essa palavra hipocrisia, que falamos assim desvairadamente, e nem sabemos o certo, quanta vezes fomos hipócritas a usá-la assim de qualquer maneira. Meu Deus, Perdoe-me por tanta hipocrisia da minha parte. Meu Deus, Perdoe-me, por sermos hipócritas sem sabermos que somos, me perdoe simplesmente, perdoe-me.

Sandro Sansão
Enviado por Sandro Sansão em 09/05/2009
Reeditado em 18/10/2010
Código do texto: T1585148