Telemarketing no Dia do Trabalho

Soaroir de Campos

1/5/09

- publicado in "Flagrantes da Vida Real"

http://www.recantodasletras.com.br/forum/index.php? topic=3629.30

Como disse o filósofo : “ se um homem bom passa da má para a boa fortuna, nós não sentiremos terror; se um homem bom passa da boa para a má fortuna, nós ficamos com pena, e não sentimos compaixão nem terror; se um homem mau passar da boa para a má fortuna, nós ficamos felizes da vida; e se um homem mau passar da má para a boa fortuna, nós sentimos repugnância.” Ou seja, tudo é relativo e trágico, como essa dos atendentes de telemarketing perderem o emprego exatamente no Dia do Trabalho.

Vamos combinar que aqueles telefonemas vinham sempre nas horas mais inoportunas. Quantos deixaram de nascer por causa deles, quantas panelas queimaram e quantos não foram os desaforos despejados sobre os também trabalhadores, dessa categoria?

De acordo com o anunciado, mais de 88 mil consumidores paulistas em uma semana se registraram na Fundação Procon bloqueando os aparelhos contra recebimento de ligações de telemarketing, inclusive eu.

As empresas que desrespeitarem serão punidas com multas de até R$ 3 milhões ( quem ficará com esta multa? Que fim terá?), mas e aqueles que, muitas vezes por falta de opção, tinham naquela atividade a única fonte de renda, mesmo que fosse uma “merreca” e estão sendo também punidos?

A legislação protege o consumidor paulista, mas quem está protegendo os desempregados a partir deste dia 1º de Maio? Será que a Lei de Falência se aplicaria neste caso? Talvez possam se beneficiar com empréstimos como os que o governo faz aos funcionários públicos que estão em dificuldades financeiras, ou ainda como aqueles aos bancos e montadoras.

A verdade é que era um entojo receber aquelas ligações, mas dá pena pensar que muitos empregados pelo telemarketing agora engordam a lista de desempregados, no exato Dia do Trabalho... Ai é cachorrice! Ou marketing?

(sem revisão)