Transformando problemas em oportunidades

Cada vez mais me convenço de que vencer ou não na vida, passa longe de ausência de problemas. Acredito até que o certo é o contrário, ou seja, quem enfrenta mais problemas tem mais chances de sucesso na vida.

Sendo assim ter problemas passa a ser um recurso a ser usado ao seu favor, porém para isso, não basta apenas tê-los, é preciso aprender a olhar para eles de forma diferente, olhar de longe, examiná-los e tirar deles duas questões: o que podemos melhorar e o que aprendemos frente a ele.

Um casal quando briga por exemplo, mostra que teve uma grande oportunidade de melhorar e de aprender e infelizmente acabou não usando o problema como uma oportunidade. No momento em que deverião apresentar um ao outro conversando o que gerou o incomodo ou diferentes opiniões, isto é, tentar entender e ouvir o outro lado e assim ambos buscarem agir diferente dali para frente e assim aprender algo a mais um sobre o outro eles acabam tomando o caminho mais errado, onde o ego impera e trocam farpas e fazem de uma grande oportunidade de serem mais fortes juntos um grande problema e o que poderia aproximá-los ainda mais, acaba os afastando, as vezes, definitivamente.

Na vida da gente não é diferente, problemas surgem todos os dias, no trabalho, em casa, na rua, mas o que estamos fazendo com eles? Estamos aprendendo algo com eles? Estamos melhorando as coisas para que os mesmos problemas não apareçam de novo?

Claro, não devemos deixá-los se repetir, é como um professor que ensina, ganhamos tempo se prestarmos atenção na primeira explicação de modo que ele não precise explicar novamente, sobrando tempo para novos aprendizados.

Se não fosse o problema da escuridão o homem nunca haveria inventado a luz, não fosse o problema das distâncias o homem nunca haveria criado os veiculos, não fosse o problema da falta de informação o homem não teria criado a mídia e o que diferencia uns de outros é que enquanto alguns estariam reclamando desses problemas até hoje, outros viram neles uma grande oportunidade de fazer algo melhor e aprender com eles.

Que você continue tendo problemas, mas que consiga olhar para eles como uma oportunidade de aprendizado e evolução, pois como diz o ditado “enquanto alguns choram outros vendem lenços”!

Tenha uma ótima semana!