Á vida é feita de grandes momentos.

É incrível como a vida é feita de grandes momentos, e esses grandes momentos podem mudar o rumo da humanidade, e acontecem assim de - repente do nada. Quem nunca ouviu falar de Newton, que um dia dormindo embaixo de uma macieira, caiu à maça sobre sua cabeça, e assim do nada com um grande feito descobriu a lei da gravidade.

Será se ele morasse aqui na minha região e caísse sobre ele uma jaca, teria pensado na lei da gravidade, ou o tamanho da gravidade do acidente faria com que nunca tivéssemos conhecido seu feito. Ou outra pessoa que estivesse dormindo debaixo de uma macieira em outro lugar do mundo acontecesse à mesma coisa? Acho que não.

Os grandes feitos da vida acontecem por momentos inesperados, para Deus esperados, como dizem os religiosos, nada acontece sem sua permissão.

Estava aqui pensando; assim deve ser o grande feito de vários cozinheiros que ficaram conhecidos por suas receitas, no meio da noite sua mulher grávida com uma vontade de comer um doce saboroso, vai para sua cozinha e não tem ingrediente suficiente, então pega o que tem em um ato de desespero, junta tudo na panela, com muito reza, pra muitos

Oração, e faz uma grande receita. Sua mulher adora e pede sempre, seu marido por sua fez começa patentear sua receita e vira um dos grandes industriais do país, deve-se agradecer a vontade de sua mulher em acordar no meio da madrugada com uma fome insaciável, ou coisa de momento que levou a um grande feito? Realmente não sei dizer, são coisas da vida que tinha que acontecer.

Outros inventos por sua vez nunca vão saber de fato sua origem, mas de certa forma nos proporcionam confortos. Como por exemplo, não sabemos quem inventou a roda, existem certas lendas que dizem mais ou menos assim: que uma imagem antiga sobre a roda foi encontrada em Ur, na Mesopotâmia (onde hoje fica o Iraque). Ela aparece em uma placa de argila de 3500 a.C. (antes de Cristo), que mostra um carro com rodas de madeira maciça.

Mais tarde, a partir de 2000 a.C, surgem no norte da Europa, Ásia ocidental e China as rodas "vazadas", com raios, bem mais leves que as rodas maciças. Bois, burros e cavalos

começam a ser usados para puxar carroças e arados.

A partir de 1800, as rodas de madeira são recobertas por metal para durar mais. Em 1888, o escocês John B. Dunlop (1840-1921) inventou os pneus com câmera para bicicletas, que o francês Edouard Michelin (1859-1940) adaptou para carros em 1895.A partir de 1900, com a invenção do motor a combustão e a produção em série de automóveis, a roda fica ainda mais sofisticada. Os carros passam a rodar com pneus, feitos em borracha e metais leves. Hoje os pneus são cheios de ar e com rodas de liga leve, especialmente fabricadas para garantir a segurança dos condutores. É obvio que a roda deve ter surgido devido o esforço tremendo que o homem fazia ao carregar pesos monstruosos em suas costa, e ao longo dos anos como diz o velho ditado, nada se inventa tudo se copia e melhora, tanto para o bem da humanidade quanto para seu bolso. O homem foi descobrindo inúmeras coisas, e não parou

mais de descobrir. Uns por coisa do destino, na minha humilde opinião, não existem destino, tinha realmente que acontecer. Outros por pura ambição, mas em todos os casos, veio assim do nada, coisa do momento uma grande idéia, que ao tempo foi sendo aprimorada até ser realizado de fato.

Eu, como não sou nenhum inventor, e nem quero ser, até porque se a humanidade dependesse de mim, ia voltar naquele tempo antes mesmo da roda existir. Talvez nunca existisse. De qualquer forma estamos aqui, no tempo da evolução, que do nada, o homem cria e destrói ao mesmo tempo. Talvez por ambição, talvez por falta de evolução assim como seus próprios inventos, que ao longo do tempo precisa ser aprimorado e melhorado, não a ponto de fazer um clone de si mesmo que muitos pensam. Que o clone seria seu lado totalmente perfeito, onde pesaria no aquecimento global, reciclaria tudo, trataria as mulheres como realmente merecem e respeitaria os idosos e lutaria com unhas e dentes por

valores que se perdem ao longo do tempo.

Isso me faz parar para pensar, assim como seus inventos que melhoram de fato nossas vidas, porque o homem não inventa algo extraordinário que todos se respeitassem entre si, que soubéssemos dar valor às coisas realmente de valor, assim do nada, de - repente a vida se faz valer a pena novamente. Acho que pode levar anos, talvez séculos, isso quer dizer que não podemos estar mais aqui, ou do nada uma invenção fazer viajarmos no tempo, naquele tempo, onde tudo tinha seu tempo à hora certa de acontecer, olhar nos olhos das pessoas e realmente ver que são elas de fato. Morro de saudades morre de inveja, morro de ódio, por não saber inventar, algo de fato que fizessem nossas vidas mudar. Quem sabe hoje com essa crônica pode ser tornar meu grande feito, meu grande momento. Ou você ler e simplesmente deixar jogado de canto abatido, e continuarem suas vidas normalmente. Acho que tudo depende do momento, do seu momento em fazer acontecer.

Sandro Sansão
Enviado por Sandro Sansão em 25/03/2009
Código do texto: T1504459