UMA DÚVIDA DE ALBATROZ... QUEM SERÁ O ALGOZ?
UMA DÚVIDA DE ALBATROZ... QUEM SERÁ O ALGOZ?
Muito cedo ele se vira sozinho, ainda no ninho, no alto de uma escarpa... O mar imenso... O céu risonho azul... Observara seus companheiros de hábitos marinhos e esvoaçantes. Este fora o tema principal de um filme assistido por mim na década de 1970, nesta capital mineira, em cumprimento a uma ordem superior.
Se não me engano, o filme chamava-se ¨Fernão Capelo Gaivota" .
Agora, lembro-me hoje, de que o filme nada tinha a ver... Só gaivotas
e o Fernão esvoaçando sem rumo nem prumo. Ele tinha o mar agigantado, e o penhasco batido pelas águas marinhas azuis inteiramente a sua disposição, e habitate. Mas ele carregava uma dúvida de Albatroz: Entrar ou não para a Cavalaria... Se entrasse para a Cavalaria ao montar poderia cair e quebrar uma pena ou uma asa... Mas ele também poderia ser um policial mineiro, maneiro... Porém, isto também não lhe agrava, pois, se quebrasse uma pena ou uma asa iria parar no Gabinete Médico. Em lá estando, se fosse atendido por uma veterinária na certa apaixonaria por ela... Entretanto, se fosse atendido por um médico se tornaria amigo dele, e, juntos tomariam muita cerveja ou chope, no buteco da esquina. Mesmo assim, sua dúvida persistira: e se tivesse uma filha? Ela poderia querer seguir a sua profissão e se tornaria uma Soldada da Cavalaria ou uma Policial... E se ela resolvesse entrar para a orquestra sinfônica? E se ao tocar o Hino Pátrio ela desafinasse... Mas ela poderia ser uma doutora das Letras ou do Direito. Afinal, o nosso Código Penal ainda é de 1940!
Tudo se passava pela cabeça de Fernão enquanto eu pensava na difícil prova de Estatatísca do dia seguinte: Hoje lembrei-me daquele filme... Porque tirei Zero na Prova de Estatística na data seguinte. Isto há mais de 30 anos depois de formado. É ou não é realmente uma Dúvida de Albatroz?
E se eu tivesse assentado praça na Cavalaria? Eu seria um
Cavaleiro, um Cavalheiro ou um Cavalariano?
¨BRASIL... Nome sagrado!¨
Limagolf F I M