Vale a pena ser bom

Já ouvi diversas vezes o seguinte: “Não cedo o meu lugar no ônibus para mais ninguém, porque em várias situações estava em pé, cheio de sacolas e não teve uma alma que me desse o lugar nem segurasse as minhas bolsas ”. Outra bastante conhecida é: “Não ofereço o meu assento para velhos, pois certa vez dispus uma vaga no coletivo para uma pessoa de idade avançada, era um daqueles dias que estava usando o vento nas minhas costas para me empurrar e ouvi”: “Pode ficar minha filha”. Acho que ela não gostou de ter sido considerada idosa.

Eu mesmo já vivi situações idênticas: O trem estava lotado, todos com semblantes cansados depois de uma jornada de trabalho exaustiva, uma criança em pé me chamou a atenção, voltei-me para ela preocupado com a sua integridade física, já que era grande o número de pessoas no vagão. Disse para a pessoa que estava segurando em uma de suas mãos: “Quer que ela sente no meu colo?” a reação foi como tivesse dito um palavrão. Precisa não, respondeu a mulher com um certo descaso. Tá certo que a pedofilia é uma realidade, mas ela preferiu que o garoto fosse esmagado a sentar no meu colo.

Numa ocasião um amigo de infância, mostrou-se inconformado com um fato: Ao avistar uma senhora que aparentava uns 50 anos, carregando quatro bolsas de compras bem avolumadas, duas em cada mão ,sentiu-se na obrigação de ajudá-la. Contou-me que apressou o passo encostou-se ao seu lado e disse: “ quer que eu as leve para a senhora”?Não...não....... . Expôs-me que ela se assustou ao vê-lo de supetão, na certa pensou que ele iria roubá-la.

Costumo praticar exercícios físicos e numa tarde decidi fazer um cooper, numa área arborizada do Grajaú. No meio do percurso avistei um rapaz e decidi fazer -lhe companhia, correr a dois é melhor,estimula, anima: “Posso te acompanhar, já deu quantas voltas?. Tô indo para casa, disse o rapaz intimidado. Com tantos homossexuais acho que ele pensou que eu fosse mais um.

Isolei-me um pouco e busquei o refúgio do silêncio e da solidão, tentando remediar o meu descontentamento com o mundo, até que ao sair com o meu carro, depois de alguns quilômetros senti um cheiro forte de fumaça, logo percebi que o motor estava pegando fogo, a minha preocupação inicial era uma explosão, já que o carro tinha gás, desci e parei em frente a uma casa. Surpreendentemente a rua inteira se mobilizou e as pessoas saiam de todos os cantos com baldes de água, após o fogo ter sido controlado a dona de uma das casas começou a tirar fotos do meu carro. Não entendi o desvelo e perguntei: Para quê as fotos? Respondeu a moça:" para você ter material que comprove as causas do incêndio" e armazenou num CD, não satisfeita usou o seguro do seu veículo para rebocar o meu carro, e ainda me convidou para entrar em sua casa para me refazer do susto ,sem falar na coca-cola com biscoito.

As pessoas estão desconfiadas, inseguras, descrentes, e estes sentimentos, inibem,paralisam e não nos deixam ser o que nós queremos ser, mas busco encorajar-me em busca de amizades e novos relacionamentos, sabendo que ainda há esperança e vale a pena ser bom.