VOCÊ NÃO SABE LER
VOCÊ NÃO SABE LER
Marília L. Paixão
Se você não sabe escrever, nem eu sei. Mas quem sabe? E se não sabemos por que nossos sinos ficam dobrando por tantas pessoas? Dobram por amizade ou por afinidades da escrita? Quando escolhemos um tipo de texto para nosso tempo dedicado a leitura neste canto, escolhemos por amizade ou prazer da leitura? Por outro lado, essa entre aspa chamada “amizade” não se origina pela freqüência com a qual escolhemos ler este ou aquele autor? E será que estamos escolhendo sempre um que não sabe escrever ou o que gostamos do que ele escreve por que este escreve do jeito que gostamos de ler?
Estamos chegando ao ponto que mais interessa ao leitor. O que realmente interessa ao leitor é se o texto lhe agrada os olhos e justifica o tempo gasto na leitura e o principal: prazer. Pois nos finalmente o que interessa é a gente gostar de ter lido, gostar do que leu, do que aprendeu ou não aprendeu, mas que lhe fez bem do princípio ao fim. Dependendo do gênero não estamos atrás do didatismo, muito pelo contrário.
Engraçado que até parece que eu estava adivinhando quando eu escolhi este tema, que sairia na Folha de São Paulo, na ilustrada, uma reportagem sobre desculpas das editoras para rejeitar originais. Claro que eu não sabia. E está bem aqui no jornal de hoje. Baseado nela nenhum novo escritor sabe escrever. Nada que você enviar será bom o bastante para ser editado. Mas na verdade você nem será lido e receberá uma carta padronizada lhe fazendo sentir que você não sabe escrever.
Então estes novos escritores terão vontade de escrever uma cartinha dizendo que são eles que não sabem ler. Deve ser por tudo isso que um escritor canadense formulou 99 modos de rejeitar um romance. Este seu livro é para ironizar as cartas de desamor que as editoras mandam para os escritores comunicando que seu original não se enquadra na linha editorial.
Mas o pior de tudo é que bem antes de saber o que eu escreveria neste texto, logo que anunciei o assunto uma pessoa achou que outras poderiam se sentir ofendidas com o título.
-Como assim?! Só por causa do título? Mas eu nem sei ainda o que vou escrever?! De jeito nenhum quero ofender alguém ou fazer alguém se sentir ofendido.
Quando eu pensei neste assunto foi justamente pensando em quando alguém nos faz sentir que nem de perto ou de longe sabemos ainda o que é escrever. Eu que nem sei escrever já vou carregar uma culpa por algo que ainda nem escrevi?
Portanto, mais um motivo para mudar o título de VOCÊ NÃO SABE ESCREVER para VOCÊ NÃO SABE LER. E se alguém se sentiu como uma flor murchando por causa do meu maldoso título jogue uma aguinha em mim por que eu também estava me sentindo assim como uma flor pequenininha quase esmagada por um gigante que talvez nem sabe nos ler.