DESMANDOS

DESMANDOS

A transfugacidade reina nas prefeituras do Estado e do Brasil. Aliás, indagamos: “Que país é este”? Prefeitos eleitos estão em estado de repulsa diante do quadro em que encontraram as prefeituras para qual foram eleitos. O desmanche, o desmonte são tentáculos que impedem os novos prefeitos assumiram seus mandatos. Pensavam encontrar uma situação ubertosa, mas os pilotis estavam com incisões cavilosas descortinando a corrupção que graça no Brasil em quase todos os setores políticos. O vice-prefeito Tin Gomes robustece sua posição de egoísmo exacerbado, quando afirma em atitudes repudiantes que “venci a prefeita e o governador”. Muitas prefeituras tiveram de ser arrombadas em virtude dos prefeitos derrotados terem destruído toda documentação queimando-as.

Alguns usando de expedientes escusos aplicaram a mágica do desaparecimento dos patrimônios dos municípios. O país se destaca pela corrupção, pelos desmandos administrativos, e o pior é que ninguém será punido. Como se não bastassem os fatos de repulsa dos antigos prefeitos, oito governadores são ameaçados de cassação. O ano começa tenso para oito governadores. Eles estão sendo processados no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) e correm - risco de cassação. Será? O vice-prefeito de Fortaleza em tom arrogante e em discurso diz que derrotou Luizianne e Cid Gomes. Ex-presidente da Câmara, vice-prefeito eleito reagiu duramente à entrevista da prefeita Luizianne Lins que o acusou de conspiração por articular a candidatura vitoriosa de Salmito Filho a presidência da Câmara Municipal.

O que o povo cearense e brasileiro pode esperar em termos de ações salutar para eles, se os próprios políticos brigam por funções qualificadas e outros desaparecem e deixam as prefeituras em tonteria. A atual prefeita conseguiu a reeleição praticamente na periferia, no entanto a periferia e quase toda a cidade de Fortaleza encontra-se abandonada, suja e cheia de buracos. Político não gosta de ser criticado, mas falta à vitalidade em compensação vem o vampirismo e a semeadura e colheitas são esquecidas. É um briga sem proporções cada qual desejando um cargo de destaque no município. Resignação e transformação já. A questão do autoconhecimento é hoje objeto de profundos interesses humanos.

Conhecer-se a si mesmo, conforme propôs o filósofo grego Sócrates, na sua Maiêutica, é mais que curiosidade, é administrar-se melhor, física e, principalmente espiritualmente. Estes acontecimentos denigrem ainda mais o político e é notório que alguns deles foram eleitos para açambarcar cargos elevados e não cumprir o que expôs em suas campanhas. Melhorar a saúde, a educação, a segurança já se transformou em utopia. O que a maioria quer é encher os bolsos de vil metal e nada mais. Infelizmente!

ANTONIO PAIVA RODRIGUES-MEMBRO DA ACI E ALOMERCE

Paivinhajornalista
Enviado por Paivinhajornalista em 08/01/2009
Código do texto: T1373213
Classificação de conteúdo: seguro