O ANO ESTÁ ACABANDO...
Dois mil e oito está acabando, é mais um ano que termina e já começamos a nos preparar para o ano novo que se anuncia. Os pedidos, as expectativas, os sonhos começam a renovar-se. A lista do ano passado começa a ser revisada. O que deixamos de fazer?
Eu decidi que não farei listas. Não porque não tenhas sonhos e/ou expectativas, mas porque este ano quero fazer diferente. Quero agradecer. Até pelo que não fiz (e foi muita coisa), mas, principalmente, quero agradecer ao milagre da vida que se renova; a esperança que não me abandona, a alegria que me faz companhia.
Em dois mil e nove eu sei que continuarei tendo problemas, mas buscarei coragem para resolvê-los, sei que ainda haverá violência, mas não quero ser eu a praticá-la. Infelizmente, sei que a fome continuará presente na vida de muitas pessoas, mas espero ser generosa e repartir o pão; sei que não acabaremos com o analfabetismo, mas quero ter solidariedade e compartilhar o saber adquirido.
Não tenho a receita para mudar o mundo em uma noite, mas quero ter esperança de ser um ingrediente capaz de sonhar e fazer acontecer coisas novas; sei que as mudanças não acontecem segundo nossos desejos, mas quero continuar acreditando que é possível construir uma sociedade mais justa.
Mesmo sabendo que a realidade é, muitas vezes, assustadora, quero continuar sonhando com uma nova ordem social; sei que vão dizer que tudo isso é utopia, mas quero continuar acreditando que a PAZ ainda vai reinar um dia.
O que continua igual é o meu desejo de nunca perder a capacidade de sonhar, a vontade de abraçar e agradecer cada um que fez do ano que termina uma caminhada especial, que enriqueceu meus dias com sua presença real ou virtual, que leu e comentou meus textos, que escreveu textos maravilhosos e me emocionou, que se fez meu amigo quando precisei, que riu e chorou comigo, que me incentivou quando pensei em desistir, que me amparou quando pensei que ia cair, que enxugou minhas lágrimas quando eu pensei que a dor ia me triturar.
A todos que dividiram comigo as suas vidas meu MUITO OBRIGADA, a presença de vocês me tornou melhor e isso não tem preço. Fico feliz quando olho para trás e percebo o quanto já realizei, o quanto já caminhei; isso me dar à certeza que ainda posso muito, que posso ir muito mais longe e conquistar muito mais.
Terminar o ano como vencedora de um concurso cujo prêmio é a publicação de meu livro é, com certeza, um ótimo jeito de fechar com chave de ouro este ciclo de minha vida. Obrigada, meu Deus, e a todos que me ajudaram neste projeto. Que venha o próximo ano e seus desafios, estarei aqui para enfrentá-los e vencer um a um. FELIZ ANO NOVO para todos vocês!!!!
*Da Série: Esperando 2009.