ONDE ESTÃO OS DIREITOS HUMANOS DO MEU POVO BRASILEIRO
ONDE ESTÃO OS DIREITOS HUMANOS DO MEU POVO BRASILEIRO
Mário Osny Rosa
Véspera dos sessenta anos da Declaração dos Direito Humanos pela ONU, quando do final de Segunda Guerra Mundial. Quanto aos Direitos Humanos em termos internacionais pouca evolução se teve no globo terrestre, pois as guerras continuam a flagelar os povos destruindo etnias.
Sobre este tema que já foi publicado um artigo no Site Ecos da Poesia, cujo link está a disposição dos meus leitores aqui, http://ecosdapoesia.net/60_anos_de_direitos_humanos/bloco3_sonetos.htm , http://ecosdapoesia.net/60_anos_de_direitos_humanos/sonetos.htm .
Não vou abordar aqui neste artigo, quero aqui falar dos Direitos Humanos no nosso Brasil e de modo geral dirigindo mais aos DH da maioria do povo brasileiro marginalizado nesta sociedade cruel, monetarista com esta economia globalizada.
Deste povo que trabalha produz e não sai da miséria e faz parte da base da pirâmide social brasileira nem mesmo consegue galgar um terço dela.
Muitos deles vivem assistidos de um paternalismo exagerado, até fugindo a regra de um ditado Chinês: “não dê um peixe, mas dê uma vara e ensine-o a pescar” e ele terá sempre comida na mesa.
O nosso paternalismo chegou às raias do exagero, da-se uma mesada mensal de fome, para que os pobres brasileiros marginalizados mandem seus filhos estudarem na escola, e o que aprendem na escola com a barriga vazia? Cadê os Direitos Humanos destas crianças? Cadê os Direitos Humanos dos pais destas crianças que não tem como produzir o sustento para seus filhos a viver nos polígonos da seca, sem água, sem semente, e os trocado que recebe fica com aquele comerciante explorador que vende as estes pobres um pouco de comida para não morrerem de fome, pois estas pessoas não têm como um dia se aposentarem, pois não são e nunca serão contribuintes a esta previdência que mal socorre seus contribuintes com salário mínimo até aquele que contribuíram para receber mais de um salário.
E vamos a outros detalhes destes direitos, que até certo ponto de vista de humano, passa a ser desumano. O direito de ter uma educação de qualidade desde o Básico até chegar à Universidade com capacidade e dignidade de um cidadão brasileiro, chega desta educação falida que hoje impera, como um edifício belo, com uma pintura magnífica, mas com seus alicerces podres e prestes a cair.
Um trabalho digno e com salário para que saia do fundo do poço em que vivem estes brasileiros.
Direito a saúde de qualidade, este direito está previsto na nossa Constituição, mas não chega ao nosso pobre brasileiro que tem que esperar até um ano para que seja realizado um exame, cadê os direitos humanos dessa famigerada população?
Outro direito humano é a moradia digna com todos os recursos de saúde pública, um direito que o poder público fica devendo em alta escala a nossa população.
Que o governo olhe com carinho a base onde vive a maioria dos brasileiros, o município a célula mãe vive a mendigar ao poder central uma pequena parcela do que foi arrecadado em seus domínios, logo é necessário que se quebre está estrutura velha e se crie uma nova estrutura tributária em que a maior soma das arrecadações fique na base dos problemas, para que os administradores não tenham que pedir esmolas para realizarem suas atividades em defesa dos seus contribuintes, aí sim os direitos humanos seriam completados aos brasileiros de menor posse.
Esta casa continental que é o Brasil está esperando que chegue a comandá-lo um brasileiro que tenha a coragem de mudar está hierarquia social, e que todos os cidadãos brasileiros sejam a mais importante peça neste imenso tabuleiro que é o nosso país.
São José/SC, 9 de dezembro de 2008.
www.mario.poetasadvogados.com.br
www.poetasadvogados.com.br