LAÇOS DE AMIZADES

Olá amiga! Olha só no que deu nosso papo de ontem? Eu estava buscando um tema para abordar nesta semana, eis que você, sem saber inspirou-me depois de nossa discussão sobre viagens e ousadias. Uma discussão que marcou nossas diferenças de ponto de vista quanto o que é prioridades no aqui e agora e o que podemos deixar para o amanhã.

No pique do momento minha amiga disse: “Eu sou capricorniana amiga”. Em seguida respondi e “eu sargitariana”. Rimos juntas porque sabíamos o significado destas analogias em nós. Guardando as proporções míticas, eu digo que somos de fato duas mulheres batalhadoras, no fundo sabemos que cada uma ao seu modo tem o jeito responsável de levar e encarar a vida. Então acrescentei com muita satisfação: que era bom tê-la como amiga.

Estas coisas fazem as diferenças em nossa vida. Não encontramos as pessoas pelos que elas têm de parecido conosco, mas pelas diferenças. Num primeiro momento os interesses comuns, as atividades, o trabalho, etc, nos levam de encontro ou nos colocam par a par umas com as outras, pessoas, mas se os encontros persistirem, vem à amizade e ao longo da relação vamos descobrindo as diferenças entre cada um e isto vai de fato pontuando a proximidade ou não, a intensidade ou não do vinculo.

Vínculo é isto, uma relação que vai se estreitando entre duas ou mais pessoas ao ponto em que as diferenças do pensamento e outros caracteres já não resultam em discórdias significativas ou aflitivas. As diferenças passam a fazer parte essencial da relação.

A amizade nasce da espontaneidade, dois irmãos podem ser amigos, mas dois amigos, que não são irmãos, podem escolher-se irmãos por afinidades. E muito mais comum do que pensamos, são os casos de irmãos que não conseguem a proximidade entre si e vivem na ligação apenas pelos laços familiares.

E quanto aos laços de amizades entre casais? Há casamentos que parecem que os cônjuges nunca conseguem alcançar a cumplicidade necessária ao estabelecimento de bons vínculos e da intimidade. Intimidade é outro fator importante para o funcionamento de uma boa e sincera amizade. Aqui a Intimidade não está sendo colocada como uma atividade sexual, mas como laços afetivos e intrínsecos. Podemos dizer que num ato sexual acontece de um par nunca tornar - se íntimos, mas pode acontecer na relação entre amigos, entre pais e filhos. Então observamos que nem toda intimidade leva ao sexo, assim como nem todo ato sexual leva a intimidades.

Por isto quando encontramos pessoas em nossa vida cuja afinidade ressaltam em nós e nelas mesmas as diferenças e estas, diferenças, não destroem os laços, ao contrário aumentam o carinho, o respeito e a admiração, podemos dizer com toda certeza que estamos diante de um verdadeiro laço de amizade ou diante de um verdadeiro laço de amor.

Por Graça Costa.

Amparo,09 / 2008.