O Século XXI e Obama
O que está acontecendo com o século XXI? Calma! Não estou me referindo de catástrofes, mas de política, economia, preconceitos, globalização. Confuso não é? Bom! Na última semana o mundo todo viu a performance política de Obama, um negro de origem africana chegou no cargo mais poderoso do planeta. Quem diria, depois de mais de 44 presidentes, um bronzeado, como afirmou o então primeiro-ministro italiano Silvio Berlusconi alcançaria a cadeira presidencial americana. É! caro leitor, o que está acontecendo com este século? Quem diria, um simples trabalhador, vindo de família pobre alcançaria índice de mais de 70% de aprovação popular no maior país da América Latina? Hoje quem governa este país é um ex-metalúrgico. Vamos então, tentar entender essas mudanças que na visão da aristocracia jamais poderia acontecer. Aqui, têm pessoas que estão tentando digerir a mais de quatro anos, ainda não aceitaram as mudanças democráticas que a democracia trouxe através do voto. E nos Estados Unidos não é diferente, o país até semana passada era um país tradicionalista, agora, quebrou os paradigmas preconceituais. Parece que o século XXI não será marcado só por catástrofe, na retrospectiva final do século, as mudanças políticas nos diferentes continentes farão parte dessa retrospectiva. Qual será a resposta para estes fenômenos? Será que a globalização tem influenciado essas mudanças? O mundo informatizado colaborou com as mudanças da rotina política mundial? É, tantas perguntas. A resposta caro leitor, está ai. Basta vermos as manchetes de jornais. O que parece é que a sociedade despertou, seja através da informatização, globalização, não importa, o importante é que as mudanças estão ocorrendo. A sociedade mundial não aceita mais os preconceitos sociais, raciais, intelectuais, isso é fácil de ser comprovado. No início deste texto citei a palavra “bronzeado”, mencionada pelo primeiro-ministro italiano onde vários países não aceitaram esta expressão, na Itália muitas pessoas foram as ruas repudiar as declarações do primeiro-ministro. Parece que o aquecimento global mexeu com a cabeça dos eleitores norte americano. O governo de George W. Bush nesses anos todos, pode ser comparado com o conto “O gigante egoísta” de Oscar Wilde onde o gigante nunca deixava as crianças brincarem no seu jardim, mas quando eles conseguiam entrar no jardim, as árvores, flores pássaros ficavam radiantes, com vida. Quando o gigante não deixava as crianças entrar o jardim ficava sem vida. É isso que está acontecendo no jardim de Bush, mas a partir do dia 20 de janeiro de 2009 o jardim da Casa Branca voltará a ser um jardim com vida, onde os pássaros, flores e árvores testemunharão um começo novo para os Estados Unidos. Ou melhor, um recomeço, onde começou com uma frase mundialmente conhecida. “I have a dream...” de Martin Luther King Jr. O mundo espera que esse sonho seja concretizado a partir de janeiro do próximo ano.
www.robertoizidro.com