Ensaio...

Não sei se foi o horário ou se foi o teor do filme que assisti ontem que me fez ter pesadelos e acordar muito cansada. Sabe aquele cansaço físico e espiritual? Que te leva a suspirar por qualquer coisa. Que te leva a se arrastar pela manhã inteira? Seus passos são tão lentos e tua camisola tão pesada que parece que você não vai conseguir enfrentar um chuveiro e um secador antes do meio dia? É mais ou menos assim que levei esta manhã nas costas.

Falando do filme... “Ensaio sobre a cegueira” de José Saramago. Um elenco maravilhoso e uma historia fabulosa. A população começa a ficar cega, assim repentinamente. Está caminhando na praça, fazendo uma tarefa, dirigindo o seu carro ou indo buscar os filhos na escola e pronto está completamente cego! Dá para imaginar? Fico pensando que se o ser humano fosse ficando cego aos poucos (um processo que demoraria duas ou três gerações para acontecer completamente) com certeza daria um jeito de se adaptar. Afinal o ser humano é sobrevivente, nós sempre conseguimos nos adaptar. Mas para isto precisamos de tempo. Nada que mude drasticamente nossa rotina é confortável. Imagine então ficar completamente cego! Pior ainda todas as outras pessoas também estarem cegas, é muito azar!! Ou quem sabe merecimento?

Muito pior ainda é ninguém compreender o fato, a doença em si. É o caos. Quando o ser humano não compreende ele segrega e foi o que aconteceu no filme. Pessoas completamente cegas de uma ora para outra e segregadas, largadas a propia sorte dentro de um hospital abandonado. Sem assistência médica, higiênica e espiritual!

É um filme para ser refletido... Afinal de contas do que realmente somos capazes ao sermos testados em nossos limites, do que somos capazes quando a crueldade nos arreganha os dentes? Foi aí que tive pesadelos, no breu do meu inconsciente às pessoas não estavam apenas cegas, estavam despedaçadas, podres e estupidamente maléficas! Ensaio... Graças a Deus hoje nos é mostrado apenas um ensaio, mas o que será de nós se um dia uma força maior nos obrigar a passar do estágio do ensaio? Fico arrepiada só de pensar! O filme é uma ficção, mas a palavra “ensaio” não me sai da cabeça... Estamos ensaiando isto há muito tempo!

O que realmente estamos querendo aprender? A sobreviver em meio a cegueira? Não falo da cegueira física, esta se mostra no filme para que possamos visualizar um terror provocado por nós mesmos. Que estamos fechando os olhos aos nossos semelhantes... O tema é muito complexo! Mas e se um dia a humanidade tiver que passar por um trauma semelhante, será capaz de voltar a enxergar novamente. A realmente ver? E quão doloroso será este processo?

Tomara que nunca precisemos atuar realmente. Tomara que nunca passe se um “ensaio”!

Antes de mais nada a humanidade precisa aprender a “ensaiar” o amor ao próximo!