Múltipla escolha

Maria Lúcia e Antônio estudavam no mesmo colégio, em um bairro da periferia de São Paulo.

Escola pública, mal estruturada e muito freqüentada pela maioria de jovens moradores de área livre.

Ambos sonhavam alto, queriam mudar de vida.

Abominavam aqueles que não levavam o estudo a sério.

Eles estudavam na mesma sala suja e pichada. Abriam os ouvidos ao máximo para acatar o que os professores ensinavam, já que na sala só se ouvia muito barulho.

Maria Lúcia e Antônio eram muito criticados pelo seu

Comportamento. Eram jovens que não se misturavam por gostar de coisas opostas, valorizavam os livros, teatro, e boa música. Enquanto que a maioria gostava de funk, rap e só falavam em gíria.

Certo dia no intervalo, Maria Lúcia e Antônio conversavam e riam muito, deixando um grupo que estavam ali perto, irritados, achavam que riam deles. E um deles foi tirar satisfação.

Sem que eles esperassem, como uma mágica o rapaz surge na frente deles e pergunta:

_ E aí truta! Qual é o lance? Qual é a tua?

Antônio não se intimida e pergunta:

_ Truta! Lance! O que faz neste colégio? Com o tempo que está aqui, já deveria no mínimo falar com mais decência.

O rapaz responde:

_ Qual é mane! “Qué” dá lição de moral mano?

Antônio olha bem em seus olhos e sem temer responde:

_ Não! Isto aqui é um local de aprendizagem, se você não tem interesse em aprender, deveria procurar outro local para se divertir.

E assim continuaram a discussão, o rapaz com o seu vocabulário falido e Antonio com toda sensatez.

Antônio também era morador de área livre e a única diferença entre eles, era a vontade de crescer de cada um.

Maria Lúcia com o seu jeitinho meigo puxa Antônio pelo braço e o retira dali.

Eles sabem que o mundo tem muito a oferecer e cabe a cada um fazer a sua escolha.