Nosso Salvador é Branco !

Nosso Salvador é Branco !

Jésus, é o que eu chamaria de um cara legal.

Morador do morro Pertinho do Céu, era um trabalhador honesto, um estudante dedicado, um namorado fiel, um amigo prestativo e um conselheiro inigualável.

Fui seu vizinho por muitos anos, o conhecia desde da infância. Não entendia muito bem porque algumas pessoas faziam questão de dizer:

- Preto de alma branca; Negro bom !

Ninguém nunca me disse:

- Branco de alma branca; Branco bom !

Sentia ciúmes por isso, pois eu, como Jésus, era um cara bacana. Crescemos juntos, eu na beira do mar e Jésus na marcenaria de seu pai Sr. Zeca. Vez ou outra ia até lá, mas só para comer os “quitutes” de Dona Cidinha, mão de anjo e excelente cozinheira.

A vida acontece de repente, e num repente Jésus disse que precisava ir mundo afora, aprender e ensinar, ensinar e aprender e aprender e aprender e aprender, os mistérios dos corações dos homens, o porquê de tanta maldade, corrupção, mentiras, solidão, desigualdade, discriminação. Ele sempre me chamava para passear pelos vários bairros da cidade e sempre parávamos na frente do mar e ele comentava comigo que queria aprender a pescar, mas não queria pescar peixes, queria pescar: amor, carinho, justiça, esperança, paz, disse que gostaria de pescar toneladas de amor e paz e distribuir para todo o mundo e não apenas no nosso morro, embora ali vivíamos com tão pouco, mas o suficiente para não querer o pão de ninguém, era o pouco suficiente e necessário e que nos harmonizavam.

...................................................................................................................................................

Negro, aparentando 33 anos é morto em confronto com policia, testemunhas afirmam que o indivíduo estava tumultuando a ordem e os bons costumes, com discursos desvairados sobre igualdade, paz, amor ao próximo, tolerância e outras bobagens. Imagina quantas bobeiras, quem hoje em dia tem tempo a perder com essas maluquices, pouca farinha, meu pirão primeiro.

Comentários de Sr. Poncio, dono da padaria São Judas: Sempre achei àquele “neguinho” metido a revolucionário, achei um absurdo Dona Cidinha colocar àquele nome nele: Jésus. Chega a lembrar o nome do Nosso Salvador. Nossa Senhora, me perdoe. Sinto-me até pecando pensando essas coisas. Imagina; é bem capaz que um “neguinho” metido daquele ia conseguir salvar alguém, não conseguiu salvar nem a si mesmo, quem dirá o mundo e além do mais Nosso Salvador é branco !

Donizetti Reis – 01.12.2007

Alfenas - MG