TERAPIA SENTIDA

A Bolsa caiu!!

(silêncio)

Tá caindo todo dia doutora. Já perdi muito dinheiro, quase tudo, aliás!

(silêncio)

Não consigo dormir direito, não me entendo mais com a família, as desavenças acabam me provocando mais ira ainda e vou pro bar beber. Quando chegam alguns amigos – e quando penso que vou me distrair – sabe qual é o assunto, doutora?!

(silêncio)

Bolsa de Valores! Isso mesmo, a droga da Bolsa de Valores que despenca cada dia que o Bush amanhece vivo! Alguém tem que matar esse cara, doutora! E rápido, nada de esperar o Obama entrar lá não...porque se o Mccain entrar...vixi...aí quebra tudo de vez....o cara não tem cara de pessoa que entenda de Bolsa, o negócio dele é guerra...pow!...bomba...doutora, posso garantir pra senhora que se esse cara ganhar, ele vai virar as costas pra Wall Street e mirar o Irã, quer apostar?!

(silêncio)

Ano passado ganhei um montão de dinheiro com renda variável e aplicações de risco...o que ganhei já perdi e ainda paguei um pouco mais por ter perdido tudo por causa dessa merda de subprime...a senhora sabe do que eu to falando né doutora....?

(silêncio)

Pois é. O problema é deles lá, eles que consomem demais, vendem pra quem não paga e eu aqui que perco meu dinheiro ganho honestamente. É justo, doutora? Não, não é. Mas é isso que ta me deixando louco...pagar pela fome consumista dos chiques baby bommers...é...eu que pago o pato. To vendo a hora da minha mulher largar de mim, meu patrão me mandar embora...porque a senhora sabe né?...nem to indo trabalhar, tirei licença e tudo...o mundo ta preto pra mim, doutora. Tá preto, preto!

(silêncio)

Vou confessar pra senhora: já pensei até em me matar, mas desisti porque tenho filhos...e talvez porque eu não tenha coragem para riscos desse tipo...! Ou até tenho, mas não vou fazer isso, por isso procurei ajuda especializada. Quando eu soube que existia “terapeuta de investidores”, corri aqui pra não fazer besteira maior!

(silêncio irritado, mas silêncio)

Mas viu, doutora, quando eu saio das suas consultas, saio mais leve, com esperanças de que vou saber reagir melhor às turbulências do Mercado...mas, ainda assim, fico furioso quando vejo que as coisas pioram a cada dia, a cada movimento do FED e do Tesouro Americano...aí ó, só de falar, arrepia!...será possível que o mundo ainda não entendeu que o EUA já eram...não são mais donos do mundo...não passam de, apenas, senhores da guerra?! Que mundo estúpido este, não doutora?

(silêncio)

Relógio desperta: 17 horas em ponto.

Nossa, já deu meu tempo e eu nem vi passar. Amanhã eu volto, doutora, e mais uma vez obrigado por tudo, a senhora tem me ajudado muito como a senhora mesmo vê.

Levanta, passa a mão pelo cabelo para alinhá-lo, arruma a camisa dentro das calças: até amanhã então doutora, obrigado viu? Sai.

Silêncio...suor...choro. Na tela do lap top, a realidade indiscriminatória: a bolsa fecha com a maior queda de sua história.