CUIDADO PARA NÃO ESQUECER...O GUARDA-CHUVA!

Em nome da “inovação” – palavra de ordem da sustentabilidade das organizações – o mundo acaba por conhecer alguns inventos úteis, outros inúteis e, ainda, outros inclassificáveis nesses termos. Se Schumpeter, ainda vivo fosse, tenho certeza de que não se arriscaria a dar categorias para sua inventiva expressão “inovação”.

Dia desses, li numa revista de negócios a invenção do “guarda-chuva tecnológico”. Claro, todo mundo deve ter um guarda-chuva em casa, porém, não é raro uma chuva nos apanhar no meio da rua, bem no exato momento em que nosso guarda-chuva está lá, em casa, bem protegido contra chuvas. Paradoxo tecnológico real.

Mas, especificamente este guarda-chuva ao qual me refiro, tem algumas peculiaridades não tão comuns como os que vivem abrindo as perninhas na hora da ventania, transformando-nos em motes de chacota pelas pessoas que estão sob alguma proteção arquitetônica. Por exemplo, o caso da ventania não seria um problema para este novo guarda-chuva recém criado: ele faz previsões de possíveis ventanias, inclusive “avisando” a quanto “tempo” ela está de distância. Curiosíssimo não?

O objeto é uma invenção da empresa Ambient Forescasting Umbrella, sediada nos EUA. Entre outras magias, o guarda-chuva tecnológico recebe informações e previsões diárias sobre o clima e as condições do tempo meteorológico pelo site www.accuweather.com. Como funciona? Simples: uma luz azul na base pisca ou brilha de diversas maneiras para indicar a iminência de intempéries e sua intensidade. Daí é só acessar o site para ter maiores detalhes sobre o que vem por aí, em relação à meteorologia, claro. O custo desse aparelho é de aproximadamente US$ 130,00 e só é vendido pelo próprio site já mencionado.

Ótimo. Mais um aparato eletrônico que você deve ter sempre ao alcance das mãos para viver com qualidade de vida, assim como o celular, a TV de plasma, o PalmTop (agora o Iphone que vem chegando), o MP3, o MP4...e por aí vai. Contudo, ao sair de casa, não se esqueça de levar o guarda-chuva, seja lá debaixo de qualquer tempo que estiver fazendo para poder consultá-lo a qualquer momento que uma pequena brisa te refresque a nuca.

Ah!, não esqueça também o blackberry ou o smartphone ou um notebook para poder acessar o site quando o guarda-chuva sinalizar algum risco para sua integridade física. Ou, ande sempre com uns trocados no bolso para, a qualquer sinal do guarda-chuva, entrar numa Lan House para fazer a consulta.

De fato, nós precisamos de tudo isso; o mundo exige de nós acesso à nova tecnologia em tempo real todo o tempo. Concordam que sem isso seria impossível viver hoje? Pois é.

Sei que meu ironismo exacerba, mas, convenhamos. É tão bom tomar uma chuvinha de vez em quando e sairmos dançando como Gene Kelly em sua lucidez transparente e contagiante, não é? Nesse caso, a tecnologia da inovação pode estragar tudo em nome do “ter”, para prejuízo do “ser”.