Porque nos amamos?

O que faz duas pessoas se amarem? O que leva uma pessoa a escolher outra dentre tantas que existem? As opções são enormes, a variedade e a facilidade não tem tamanho. Então, por que eu? Porque nós dois?

Já dizia o poeta que amor não se explica, amor sente-se e pronto. E é verdade. Porque perder tempo tentando explicar o que não precisa? Não precisamos de respostas pra saber que nos amamos. Não precisamos de respostas pra curtir a companhia um do outro. Chegamos onde eu queria.

Caminhar alguns metros pela orla de Copacabana. Sentar no quiosque e beber uma água de coco. Ir ao cinema e assistir a um filme normal. Dividir um milk shake com um sorriso nos lábios. O que torna essas coisas especiais? O que faz com que essas simples e rotineiras atividades preencham um dia de felicidade? A resposta é a companhia.

Casais que se amam nem sempre curtem a companhia um do outro. Louca e pessimista essa minha afirmação. Será?

No início dos relacionamentos o mais natural é o casal querer estar todo o tempo possível junto. Essa necessidade de estar a só é fundamental para se criar intimidade, vínculos. Mas acredite, existem casais que mesmo no início, mesmo com semanas de namoro não abrem mão dos programas com a galera e se entregam tão somente a esses programas.

Não estou aqui pregando o isolamento, não mesmo. Ao contrário, adoro sair com os amigos. Adoro dar risadas, trocar experiências com outros casais, jogar conversa fora, coisas de grupos de amigos, coisas extremamente saudáveis e essenciais. Mas existem elos que precisam ser criados a dois. Em grupo vira corrente.

Os programas a dois me fascinam. E gosto mesmo dos simples. Quanto custa observar uma paisagem juntos? E andar de mãos dadas admirando o mar? Será que custa caro sentar no banco da praça no final da tarde e recostar a cabeça nos ombros do outro, sem falar ou ouvir nada que não seja a respiração?

Esses rituais a dois me revigoram, me dão força e alento. Curtir o outro, trocar palavras, trocar carinhos e várias vezes trocar silêncio.

Imagino que quando estivermos velhinhos, gostar da companhia do outro vai nos ser muito importante. Os anos se passarão e a vontade de compartilhar do outro e com o outro continuará. Essa é a minha esperança.

Acho que isso responde as minhas indagações lá do início. Nos amamos porque nos completamos e não abrimos mão de estarmos juntos. Nos amamos não somente por isso, mas todo o resto não precisa ser explicado.