O DIABO ESTÁ NA MODA

NÃO SIGNIFICA QUE ALGUMA VEZ ESTIVESSE SUMIDO;ELE É A REPRESENTAÇÃO DA CULPA,DA TENTAÇÃO,DO ERRO;ELE É O AVESSO.!MAS,AGORA DOIS IMPORTANTES INTELECTUAIS AMERICANOS ESCREVERAM DOIS LIVROS NO INTUITO DE EXPLICA-LO E DESMISTIFICA-LO.UM DELES:SATÃ,UMA BIOGRAFIA –DO ESCRITOR HENRY ANSGAR KELLY,FAZ UM ESTUDO BÍBLICO PARA MOSTRAR QUE O LIVRO SAGRADO TEM UMA VISÃO DO DIABO,DIFERENTE DA VISÃO CATOLICA.O LIVRO DE Kelly,no entanto é meio chato de se ler e a tradução não ajuda.Perde-se em filigranas gramaticais e não diz muita coisa.

O outro-Anjos Caídos_de Harold Bloom,convida a Humanidade até a aceitar melhor o anjo caído e solidarializar-se com ele,pois todos nós somos imperfeitos e passiveis de erros,portanto ,temos muito do diabo,no nosso íntimo.

O fato é que Satanás,Satã,Lúcifer,o Coisa Ruim,O Canhoto,O que se Fala,O Cão,Mefistófeles, o Sujo,A Serpente,ou seja lá qual escolher entre os seus inúmeros nomes,parece ter o poder de comandar a terra,mexendo e até induzindo as emoções humanas.Seria esse poder delegado por Deus?e,para quê?

A Igreja necessitaria criar uma figura,para amedrontar os fieis,aterroriza-los mesmo,porque as igrejas vivem desse medo do Desconhecido e do controle sobre as mentes humanas,evitando o pensamento racional,o questionamento que as destruiria.Nos seus primórdios,a crença cristã lutou contra as crenças pagãs,mais prazerosas e permissivas,portanto mais palatáveis para os humanos.Assim,copiou a imagem do fauno lascivo,tomou emprestado os seus chifres e criou o diabo medieval.

Depois surgiu a lenda-que alguns atribuem a Origenes de Alexandria-do anjo decaído,o belo Lúcifer,o favorito de Deus,mas,que se rebelou contra o Seu poder e foi tocado do Paraiso.Talvez a semelhança do titã Prometeu,que se rebelou contra Zeus,o deus supremo,roubando-lhe o fogo sagrado para dar aos homens,não seja mera coincidência,haja visto o quanto a Igreja Catolica abocanhou das tradições pagãs.OAnjo Rebelde,que preferiu sofrer no Inferno,mantendo a sua liberdade,a servir no céu,é,na verdade a bandeira de todos aqueles que não se dobram e preferem ser lobos vadios a cachorros domesticados.

No seu livro,Bloom,assevera que o Diabo é,na verdade,o Diretor da CIA, de Deus;cabe a ele,tentar,experimentar,vigiar,induzir pessoas ao erro,para testar sua fé;faz sentido.

O poeta Charles Baudelaire disse que o maior truque do diabo é fazer a gente acreditar que ele não existe.Pode ser verdade.Bem olhado e apreciado,perde a sua força e se torna,no mínimo,risível.

Miriam de Sales Oliveira
Enviado por Miriam de Sales Oliveira em 19/09/2008
Código do texto: T1185584
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.