COMO ERA FRACO O SEU INGLÊS!

COMO ERA FRACO O SEU INGLÊS!

Pedro era o único comunicador da pequena cidade situada no norte velho do Paraná. Que vivia seus melhores momentos. Era o ano de 1963. Nas noites quentes de verão as pessoas ficavam batendo papo na pracinha até tarde. Ao lado da bela matriz da Igreja Católica. Pedro era o locutor do Cine Caiçara. Ele era muito conhecido por todos. Era um campeão de gafes nos seus alto-falantes. Como jogava futebol ele se empolgava ao anunciar a escalação do time que jogava:

- O Framenguinho vai jogar assim: Salim, Tião e “Eu”!

Só ele sabia quem era o “EU”. No Pacaembu quando anunciavam o Santos FC e o locutor dizia: Dorval, Mengálvio, Coutinho, “Ele!”... E Pepe. Todos já sabiam quem era “Ele!”

Pedro fazia de tudo. Recebia os filmes vindos de Curitiba. Via correios ou ônibus. Ele era o operador de cinema. Com a ajuda do Tião que era dono do bar do cinema, ele fazia os cartazes de divulgação dos filmes. Esses cartazes eram estrategicamente expostos nas esquinas da cidade. O Cine Caiçara tinha um gerente, uma bilheteira e o Pedro.

Um dia chegou um filme só com a lata de celulóide. Era comum os filmes carregarem junto à lata, fotos, cartazes, etc. Era um filme para ser passado no meio de semana. Apenas para cumprir o calendário. Ele tinha vindo de Nova Fátima, onde ficava a Matriz do cinema que Pedro cuidava. Ele viu o título em inglês: “Come Home”. Imediatamente chamou o seu amigo Tião que sabia um pouco de inglês. Tião não decifrou. Mas disse “deve ser um filme pornô!”. Então Pedro tomou todas as medidas. Era usado, no meio da semana passar um filme pornô. Pedro então começou a divulgar o filme. Colocou nos cartazes o nome do filme e a censura do filme: 21 anos. E começou a anunciar no seu serviço de alto-falantes: “ A VOZ DA CIDADE!”

- Não “perdam”, nesta quinta-feira à noite: Come Home! Filme proibido até 21 anos!

Muito anunciado e ouvido deixou todos curiosos pelo filme. O pequeno cinema ficou completamente lotado de homens. E às 20 hs quando o filme começou. O Povo percebeu que era apenas um musical antigo. E na legenda apareceu: “Volta ao lar!” Todos começaram a bater os pés e começar um quebra-quebra. Foi a maior bagunça que a pequena cidade pode ver. Felizmente havia um soldado na platéia. Pedro quase morreu de vergonha.

Theo Padilha, 29 de agosto de 2008

Theo Padilha
Enviado por Theo Padilha em 29/08/2008
Código do texto: T1151553
Classificação de conteúdo: seguro