Amigos

Antes de mais nada, um aviso: Este texto contém a minha controvertida opinião. Se você não quer ler algo que possa lhe soar "sem pé nem cabeça", melhor fechar essa janela.

Amigos!

Belo termo. Amizade! Laços! Confiança! Sim, tudo isso soa realmente belo. Todos gostamos de estufar o peito e dizer, com um largo sorriso, que nós temos um amigo. Aquela pessoa em quem confiamos. Aquele indivíduo que nos entende, que sabe o que está se passando em nossas mentes sem que tenhamos de comentar. Aquele que fica triste junto conosco, mesmo que sua vida esteja perfeita. Alguém que alivia nossos fardos e catalisa nossas felicidades.

Mas, será que esse tipo de relação existe? Sim, é óbvio que existe. Mas, você sabe dizer realmente quem é seu amigo? Lógico que sabe! São aqueles com quem você convive todos os dias. Aquelas pessoas de quem você sente falta. Mas, elas sentem o mesmo por você? Opa, agora estamos tocando um ponto sem uma resposta pronta. Como saber se você é considerado um amigo de certa pessoa. Ela confia em você? "Lógico que sim, ela me conta tudo!" É isso que você responde, porém, isso é real? Quando a pessoa chega onde você está, você sabe dizer como ela está se sentindo? "Mas é claro!" Ótimo. Mas você está sempre certo?

Percebam, eu não quero dizer que eles não são nossos amigos. O que eu quero dizer é que: confiar em alguém não representa amizade. Você pode ser um notório "guardador de segredos". Isso te faz confiável, mas não te torna amigo de todos que lhe contam segredos. "Mas porque? Eu só conto meus segredos para os meus amigos". Verdade? Então todos aqueles que desconhecem seus segredos não são seus amigos? Por exemplo: aquele colega com quem você tem uma tremenda afinidade, mas para quem você não conta nada, por ele ser um infame fofoqueiro, não é seu amigo? Então você passa grande parte de seus dias com alguém que não tem a devida importância na sua vida? Você não poderá contar com ele quando precisar. Isso torna-o inápto a ser seu amigo. Então, confiança pode até ser um pré-requisito para se merecer o título de amigo, mas não é o único.

Outro fator: nem sempre quem compreende você é seu amigo. Tudo bem que fulano percebeu que você estava deprimido só de olhar nos seus olhos, mas isso é algum mérito? Talvez você seja extremamente transparente, talvez ele seja extremamente perceptívo e detalhista. O fato é: poder identificar os seus problemas não faz de alguém a companhia perfeita.

Mas então, porque isso tudo? Parece que eu quero lhe provar que você não tem amigos? Mas, de fato é o que eu quero fazer. Em partes. Hoje eu percebi que nós temos uma idéia errada sobre amizade. Nossa idéia de amizade é basicamente egoísta. Você quer alguém que TE entenda, que TE ajude, que TE ame. Contudo, isso não existe. Ninguém vai viver a sua vida em função da vida de um amigo. Se a pessoa souber que você está vivo e mostrar que quer te ver feliz, mesmo que ela não te entenda ou seja igual a você, ela já é uma ótima amiga.

A minha fórmula para uma ótima amizade? Você não precisa estar lá quando a pessoa precisar. Você não precisa fazer tudo junto com ela, ou vê-la todos os dias. Você não precisa saber de cada passo dela e entendê-la sem sequer precisar de uma palavra. Você só precisa fazer uma coisa bem simples: Ergua-a quando ela cair. Não a impeça de dar com os "burros n'água". O tombo é uma ótima lição. Mas estenda a mão e sirva de apoio para que ela se levante. Esqueça essa história de afinidades. Você terá isso com seus affairs. Mas lembre-se: quando você for chutado, é o seu amigo que vai te ajudar a levantar. E provavelmente, se ele for um amigo de verdade, você será motivo de chacota por muito tempo.

Então, se você concorda ou não, isso não é importante. Leve sua vida como tem levado. Só espero que você reavalie seu conceito de amigo: você pode ter inúmeros colegas e uns cinco ou dez amigões do peito, companheiros de atividades e tal. Mas amigos de verdade, do tipo que eu citei aqui, se você tiver um, parabéns, você é um sujeito realizado!

Eu levei 18 anos pra encontrar a minha amiga, e sinceramente, ela não me dá a menor bola, mas já me ergueu de cada tombo...