COMO A SOCIEDADE TRANSFORMA HOMENS EM CRIANÇAS...
É uma pergunta que todos nós fazemos ao andarmos pelo transito em São Paulo. Uma seta ligada para entrar a esquerda. Um carro que avança sem deixar que o outro entre. Ficam emparelhados. Quase se batem. Um xinga o outro. Para o transito. Os dois quase descem do carro...
Eu me pergunto: como pode homens se tornarem crianças. Como a sociedade produz isso? Homens que não podem ser contrariados tal como crianças. Homens que não podem ceder o lugar uma única vez tal como as crianças. Homens que não suportam o segundo lugar tal como as crianças. Porque é tal difícil dizer: pode passar não minha frente eu NÃO ligo...
Em todo lugar temos visto isso: pessoas que não podem ser contrariadas e não podem receber NÃO. Mas, eu sei de onde nascem estes homens infantilizados. Eles não nascem, mas são formados na sociedade de consumo. Quando vejo uma criança em um supermercado que não aceita um NÃO dos pais ao pedir algo ( e esse não é seguido de um ESTRONDOSO escândalo) e logo em seguida os pais CAPITULAM frente ao desejo desta criança vejo o nascimento de um adulto INFANTILIZADO tal como aquele que não deu passagem para o outro no transito.
Ele não aprende a receber um não e passa a vida acreditando nisso. Acreditando que ele é imune ao NÃO. Quando criança não pode ser contrariado e intimida os país. Quando vai para a escola não pode ser contrariado pela professora (se não os pais arrumam outra escola). Quando fica adolescente não pode ser contrariado pela namorada (se não ele bate, ameaça ou fica em depressão). Quando adulto, quando chega a casar, não pode ser contrariado pela esposa se não se divorcia (duas, três, quatro vezes).
E como este adulto infantilizado iria ter a capacidade de dar a vez para o outro no transito? Ele não sabe receber não...