Macarrão com almôndegas



          O domingo deveria ser um dia totalmente dedicado às amenidades. Pensar, ler,sentir, escrever, sugerir, fazer... tudo...  ....amenidades!!! Mas ele é  um dia comum no qual podem acontecer coisas sérias que marcam para sempre a nossa vida.
         
          Num belo domingo ensolarado o nosso time pode perder um famoso campeonato para o seu adversário; alguém nosso, muito querido, pode retornar à pátria espiritual sem nenhum aviso prévio ; o representante da Instituição religiosa que freqüentamos pode nos dar uma bofetada com mãos de luva através de um sermão que julgamos ter sido encomendado para nós, nos deixando intrigados; o amor da nossa vida pode nos enviar uma breve carta de alforria enfim, uma infinidade de fatos adversos podem acontecer apenas para nos mostrar que o domingo é apenas um dia comum igual aos outros.

          Hoje ele veio envolto numa tênue capa esgarçada de neblina que teimava em cobrí-lo inda que o sol se esforçasse para retirá-la dos seus ombros. Espreguiçou junto comigo numa só sintonia. Escutei o seu bocejar preguiçoso como se ainda desejasse estar dormindo, repassando ao sábado as suas tarefas. Mas ele não se governa! 

         Olhei-o com esperança de vê-lo brilhar nas suas vinte e quatro horas a fim de guardá-lo na memória como um domingo luminoso de inverno. O vento que despertou pisando mansamente temendo despertar  a população com o ruído dos seus passos ao meio-dia já invadia a nossa casa, abrindo portas sem pedir licença. Parecia revoltado ao balançar as roupas estendidas no varal e entoando cânticos ao tocar os seus mensageiros. Imaginei-o dando-me um recado mas não decifrei a mensagem. Pouco a pouco o sol se impôs, por pouco tempo é verdade , impregnando a vida com o seu quente brilho. 

          Poderia ter ficado durante todo o trajeto das suas vinte e quatro horas, mirando o seu comportamento e desfrutando de cada uma das suas mudanças mas a vida se impôs e me segredou aos ouvidos que eu deveria preparar alguma coisa amena para o almoço. Rapidamente me veio à mente uma macorranada fumegante com muito molho e queijo, acompanhada de suculentas almôndegas. Abracei o meu estado de espírito sereno, arregacei as mangas e perto das 13h alí estava a idéia concretizada. Macorranada com almôndegas, apenas amenidades!!





bjs soninha