A arte da boa crítica

Criticar é fácil. Basta lançarem um novo livro, um novo filme, uma nova peça de teatro ou qualquer trabalho artístico que há sempre alguém pronto para dar sua opinião mais que sincera. Eu mesmo, cansei de expressar o que penso sobre diversas coisas.

Desde que iniciei meus trabalhos como escritor, tive a certeza de que deveria me preparar para as críticas que viriam. E, refletindo um pouco sobre isso, comecei a pensar sobre os tipos de críticas aos quais eu estaria sujeito.

A crítica construtiva é, com certeza, a mais comum. Por mais dura que seja, uma boa crítica sempre se faz de inocente se receber essa designação.

- Você aceita uma crítica construtiva?

E, antes que a vítima possa se manifestar...

- Olha, você precisa melhorar isso, ninguém vai gostar de uma coisa dessas...

Mas, não só de críticas construtivas vivem os “entrões” de plantão. Podemos classificar as críticas em diversas ramificações.

Uma delas é a crítica invejosa. Nem é preciso explicar muita coisa,

não é? O crítico diz:

- A bem da verdade, não esta ruim, mas você não acha que esta se expondo ao ridículo? – E, enquanto destila sua crítica, em sua cabeça ecoa a famosa frase: “Como eu não pensei nisso antes?!”.

Há também a crítica profissional, de quem tem experiência na

área, e pode fazer uma análise mais concisa e plausível:

- Como sou pós-graduado em história das artes contemporâneas com especialização em tendências artísticas interdisciplinares, posso lhe dizer que...

Ai vem uma enxurrada de palavras difíceis e termos técnicos sem sentido. Porém, nenhuma crítica é pior que a feita por alguém que não entende nada do assunto, mas adora dar sua opinião, a fim de ser tido como o intelectual da vez.

- Seu livro esta um lixo, muito ruim, olha que capa feia...

- Mas você o leu inteiro? - Pergunta o escritor.

- Desculpe, mas preciso ir, tenho um compromisso inadiável - E o crítico sai de fininho!

Não é difícil perceber que o mundo está cheio de críticos, inclusive você, leitor. Ou vai me dizer que nunca se pegou criticando um filme, livro ou programa de TV? Mas, não se sinta culpado. Pode criticar sem remorsos. A ditadura já acabou faz tempo. E sobre essa crônica, fique a vontade. Critique o quanto quiser.

O mais importante você já fez...

Eder Ferreira
Enviado por Eder Ferreira em 18/06/2008
Código do texto: T1040364
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.