AMAR-SE, UM GRANDE PASSO PARA O SUCESSO

Graça e paz, nobre e amado leitor destas linhas! Muito me honra ser lido por você neste momento. Sei que a prosperidade de Deus o acompanha. Que os seus projetos têm êxito. Os seus sonhos, o amém do Pai. E os seus lábios destilam palavras de vida. Logo, não há melhor coisa do que fazer parte de sua vida, mesmo que seja apenas refletindo um pouco sobre vários sentidos da existência.

“Bajulação!?” Questiona alguém sarcasticamente. Não! Não valeria a pena usar palavras bonitas, porém vazias de conteúdo. A razão das expressões acima é levá-lo a questionar: “como está a minha auto estima hoje? Lá em cima ou lá em baixo?” E, além disso, impactá-lo com boas lembranças, talvez tenha se esquecido de quem você é realmente e de que Deus não o abandona jamais. A altitude de sua auto estima será determinante no seu sucesso (ou fracasso)

(Fracasso!) Parece não caber esta palavra no discurso, não é? Deixa de covardia, campeão! Tiremo-la dos parênteses e enfrentemo-la cara a cara. O sucesso é uma decisão: você “bate o pé no solo”, “empina o nariz” e diz que não vai se dobrar a nada que o desestimule, o que, por fim, traz prosperidade a sua vida.

É verdade que falar é mais fácil – difícil é a prática do confronto às crises existenciais. Sei que o número dos inimigos não é baixo. E que alguns deles são especialistas na desmotivação. Sempre encontram um meio de ridicularizar-nos e manchar-nos a tão preciosa imagem que construímos ao longo de nossa vida.

Como está a sua auto estima? Não se veja um derrotado, nem interiorize o que erroneamente dizem a seu respeito. Em lugar de o que os outros pensam e dizem, já se perguntou a cerca da opinião do Senhor Jesus? Ou os palpites de terceiros são mais importantes que os dele? (...)

Deus, por boca do Ap. Pedro, nos diz, na primeira epístola deste: “Vós, porém, sois raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, a fim de proclamardes as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz.” 1Pe 2.9. Por isso, deixa o seu coração vibrar com estas palavras e o seu rosto robustecerá de júbilo. Lembre-se também: antes que você viesse a este mundo, já era “propriedade exclusiva de Deus”, conforme nos assevera o Ap. Paulo, o qual recebera o evangelho da “boca do Justo” (Gl 1.11-12): “Assim como nos escolheu, nele (Cristo), antes da fundação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis perante ele; e em amor nos predestinou para ele, para a adoção de filhos, por meio de Jesus Cristo, segundo o beneplácito de sua vontade.” Ef 4:5.

Definitivamente, não foi o acaso que o trouxe a Deus. Alias, não chame ACASO o dom divino: “porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus.” Ef 2.8. Ah! Não foi, também, um “apreço” superficial que o levou a suportar a morte por você; foi um AMOR incondicional: “Mais Deus, sendo rico em misericórdia, por causa do seu grande amor com que nos amou, e estando nos mortos em nossos delitos, nos deu vida juntamente com Cristo, – Pela graça sois salvos.” Ef 2.4-5.

Ame-se, e estará apto para amar o seu próximo. Nem sempre as vozes emanadas do âmago do coração devem ser seguidas. Às vezes, são o reflexo de palavras e situações negativas; ou de medos, traumas... Essas vozes devem ser rechaçadas para que o amor flua com intensidade. Não se amar é o mesmo que escarnecer-se de Deus; corresponde a dizermos: Deus gastou tempo e sentimento, amando um ser indigno de amor...

Que estas palavras lhe tragam vida e o seu rosto irradie felicidade e beleza, como nos ensinou o Rei Salomão: “O coração alegre aformoseia o rosto...” Pv 15.13.

Até breve, ditoso leitor!

“Ainda que eu fale a língua dos homens e dos anjos, se não tiver amor, serei como o bronze que soa ou como o címbalo que retine. Ainda que eu tenha o dom de profetizar e conheça todos os ministérios e toda a ciência; ainda que eu tenha tamanha fé, a ponto de transportar montes, se não tiver amor nada serei. E ainda que eu distribua todos os meus bens entre os pobres e ainda que entregue o meu próprio corpo para ser queimado, se não tiver amor nada disso me aproveitará.” 1Co 13.1-3.

Denílson Nunes
Enviado por Denílson Nunes em 15/06/2008
Código do texto: T1035340