UMA PROPOSTA DESAFIADORA EM MEIO AO CAOS

Gn. 17.7-8: “Estabelecerei a minha aliança entre mim e ti e a tua descendência no decurso de suas gerações, aliança perpétua, para ser o teu Deus e da tua descendência. Dar-te-ei e à tua descendência a terra das tuas peregrinações, toda a terra de Canaã, em possessão perpétua, e serei o seu Deus”.

A falta de um suporte familiar; de um grande amor; de um projeto de vida; de sonhos, entre outras coisas, tende a conduzir-nos a um estado de depressão com conseqüências seríssimas à nossa saúde (lembremo-nos que saúde diz respeito a todas as áreas da nossa vida: desde a espiritual, passando pelas relações [inter-] pessoais, enfim, até o perfeito funcionamento dos órgãos do nosso corpo). Tudo isso se agrava ainda mais, se o foco da nossa visão se restringe à constatação do caos que se desenrola ao nosso redor – por caos, penso na degradação moral, na corrupção política, na inversão de valores, na falta de amor,...

“– Prezado colunista, interfere o leitor com a testa franzida: a mim não me parece sóbrio “fazer vista grossa”! Veja as guerras, a fome, a pobreza. Enquanto você, meu caro, se cerca de livros para escrever este texto, há pessoas no lixão se alimentando de restos, ao passo que uma minoria, que detém as rédeas do país, utilizando-se da cultura e da persuasão, lança a mão no bolso do pobre. A cada Real desviado dos cofres públicos para as contas bancárias desse grupo, uma criança morre de fome, uma mulher pratica o aborto, um homem se suicida, uma jovem, na flor da idade..., quinze anos ou menos, vende o corpo à prostituição para sobreviver. Como estar alheio a estas coisas? O cheiro fétido de tanta injustiça, covardia, desamor, indiferença, incomoda as nossas narinas!”

Bem! Vamos aos poucos. Primeiramente, não se trata de “fazer vista grossa”. A constatação do caos tem o seu valor. Mostra que o antropocentrismo falhou. Resolveu-se muita coisa com a ciência, as discussões filosóficas, a tecnologia,... Mas, e o homem, quanto a sua essência? Antes de tudo, ele é espírito! Caso recuse-se à compreensão desse fato, igualar-se-á aos animais irracionais. Não sou contra os avanços e as descobertas. Sou contra a inaptidão do homem, a qual, por conta da recusa deste aos desígnios de Deus, faz com que a mesma ciência que cura promova as guerras biológicas; a mesma tecnologia que gera esperanças construa equipamentos de destruição em massa; a mesma filosofia que dignifica, angariando reconhecimento social, sirva de suporte para a exploração do semelhante.

Voltemos, nobre leitor, para o Deus da nossa salvação. Foi ele que se comprometeu com Abraão, dizendo que seria o nosso Deus. O Ap. Paulo disse, quando escreveu aos gálatas – Gl 3.29: “E, se sois de Cristo, também sois descendentes de Abraão e herdeiros segundo a promessa”. Se você pode crer nestas palavras e se ver incluído em tal condição, as promessas de Deus chegaram à sua vida e a prosperidade alcançou os seus projetos. Deus ao executar o seu plano, de salvar um povo dentre os gentios, cumpriu a promessa que fizera a Abraão. “Abençoarei os que te abençoarem e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; em ti serão benditas todas as famílias da terra” (Gn 12.3). Logo, como pode perceber, é interesse de Deus que você o reconheça como tal. Portanto, usufrua-se da proteção do Senhor. Ele está com você. Hoje, cura e provisão fazem parte do nosso vocabulário, pois “Esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé”. 1 Jo 5.4.

Fiquemos com as palavras do Ap. Paulo: “Portanto, também nós, visto que temos a rodear-nos tão grande nuvem de testemunhas, desembaraçando-nos de todo peso e do pecado que tenazmente nos assedia, corramos, com perseverança, a carreira que nos está proposta, olhando firmemente para o Autor e Consumador da fé, Jesus, o qual, em troca da alegria que lhe estava proposta, suportou a cruz não fazendo caso da ignomínia, e está assentado à destra do trono de Deus.” Hb 12.1-2.

Denílson Nunes
Enviado por Denílson Nunes em 15/06/2008
Código do texto: T1035329