FINALMENTE A FAVORITA

FINALMENTE A FAVORITA

Marília L. Paixão

Havia uma BELÍSSIMA que tinha como inimiga uma famosa vilã que havia fugido para um PARAÍSO TROPICAL. Mas para isso precisava de DUAS CARAS, coisa quer todo bandido ou bandida tem. De qualquer forma entre as vilãs, uma FAVORITA, talvez vinda de uma antiga DANCING DAYS nos lembre também uma SENHORA DO DESTINO.

Reunir nomes de novelas seria como ficar revirando PÁGINAS DA VIDA. Se transformássemos as páginas em taças tudo se tornaria um SUAVE VENENO, novela em que me deixou para sempre com a lembrança da Letícia Spiller e sua marcante performance. Caso quisesse resumir o assunto poderia colocar aqui um ponto final. Mas acho que não quero. Ainda nem falei da AMÉRICA, que rendeu tantos CDs e tanto nos levou a Miami.

Sequer falei das MULHERES APAIXONADAS e nem de CELEBRIDADES.

Também se fosse para falar de celebridades e mulheres sob efeitos da paixão este texto não acabaria nunca. Voltaria até em TORRE DE BABEL em que relações homo afetivas entre mulheres foram banidas e elas foram incendiadas. Acho que nenhuma delas se chamava Joana Darc, mas vale a lembrança. Lembrei me também do Ku Klux klan. Eles adoravam um incêndio criminoso. Agora me lembrei do filme O NOME DA ROSA. Será que incendiar livros é o mesmo que incendiar uma boa prosa?

O que seria uma TERRA NOSTRA? Seria mesmo a AMAZÔNIA? E os LAÇOS DE FAMÍLIA? O que é mais importante que estes laços? Existem de vários tipos, o importante é o valor de cada vínculo. Há pessoas que sequer possuem família e nem por isso partem para o caminho da maldade se encontram com quem partilhar amor. Mas vamos concordar que ao vir de um lar com pais desde pequenos o amor já nasce te vendo.

E as novelas? As novelas são ficções diárias. Servem para muita coisa. Alimentam o sorriso, nos mostram modelos novos de roupas...Mostram carros novos com belos artistas... Aceleram o marketing de alguns produtos além de ilustrarem canções de amor com casais bonitos. Tudo isto nos distrai. E distrair, que mal faz?

Quem assistiu PARAÍSO TROPICAL não consegue ouvir CARVÃO de Ana Carolina sem lembrar-se da Renê de Vielmond com um ator lindo que não guardei o nome. Mas da imagem linda do sujeito e seu jeito tão carinhoso de falar com ela ninguém vai esquecer.Mulher nenhuma se esquece das passagens de novelas que elas mais gostam. São passagens que nos levam ao sonho. E sonhar é coisa que não abrimos mão de fazer.

Quase toda novela nos oferece uma parte boa para sonhar. Só DUAS CARAS que não. De tanto ela mostrar coisas que só em sonhos seria verdade, não sobrou nada para se fantasiar. Pelo contrário, a gente ficava com antipatia de tanta fantasia. Só me agradaram mesmo a Marília Pêra e Letícia Spiller. Marília Gabriela foi aos poucos ficando mais bela, mas mesmo assim não valia vê-la naquela favela. Prefiro imaginá-la como grande jornalista mesmo não a tendo em vista.

Outra coisa que já decidi é que o Toni Ramos de agora em diante só deveria fazer papel de rico. Fica muito feio no papel de bêbado ou pobre. Como é maravilhoso, mas não tão belo, melhor de terno. Vocês não concordam? Se não concordarem podem dizer. Quanto A FAVORITA, a cena de amor da Patrícia Pillar com o jornalista foi linda e linda também está a Claudia Raia naquele casaquinho de couro deixa a gente morrendo de inveja da sua beleza. Mulher repara mulher até na raiz dos cabelos. É como se fossemos uma a outra se olhando no espelho. Uma com o espelho da beleza e a outra com o do wishful thinking.

Como vê a novela diverte. Só Duas caras que enraivecia mais que divertia. Nunca vi novela mais cansativa. Se bem que basta lembrar-se de páginas da vida. As duas eram craques em nos deixar assistir um dia sim e dez não sem fazer muita diferença. Uma cansava nossa paciência e essa última a nossa inteligência.

Graças a Deus que veio A FAVORITA! Estou para acrescentar que a novela não é só divertimento do povo. Ela serve para expressarmos nossas emoções e reações diante pessoas e fatos. Fica fácil fazer uma referência ou uma comparação. É como se estivéssemos falando de um outro e não importa se é ficção. Tudo reflete tudo exemplifica tudo se expande ou se simplifica. Com um pouco de humor e inteligência identificamos os exageros e os maiores erros. Novas denúncias sociais vão aparecendo. Cada um absorve o que desejar do que vê. Não é que eu acabei lendo por aí de uma destas pessoas que propagam preconceitos dizendo que nada é tão imoral como as novelas... e que ela lhe enche de medos...

Mas já que eu li deixe-me compartilhar com vocês: ah! Língua. Como é difícil a gente segurar uma língua... falou que novela separa a família, que ensina os pobres filhos a roubarem e a ficarem ambiciosos e que teme que a novela possa fazer o homossexualismo pegar... Ah! Se um filho pegar um homossexualismo não se faria mais crônica, por causa do diagnóstico crônico. Será que essa forma de pensar também pega?! Pega? Que medo! Para não pegar vou criar um mouse que me dê um choque antes de clicar em texto de gente preconceituosa que gostaria de banir todas as telenovelas.

Agora já não sei se o cara falou pegar o homossexualismo ou aprender a ser homossexual. Qual será que é mais perigoso? Perigoso mesmo é gente assim pôr mais filhos no mundo com essa mentalidade. Que tipo de ser ele vai educar com essa tristeza no olhar? Quem sabe antes disso ele aprenda que não existe lavagem cerebral para ninguém virar OMO ou IPÊ. E que basta desligar a TV para ver o mundo ao redor cheio daquelas cores que aparecem lá.

As novelas já não são mais todas as Alices nos países da maravilha. As novelas estão mostrando diferentes pedaços de esquinas. Um cotidiano de um Zé ali e outro lá e umas vidas de rico para o pobre que não freqüenta cinema e nunca teve um sonho americano, ter idéia do que o dinheiro compra, de como pode ser um lar sem nada faltar. Pelo menos ao ver novela ele suspira e pensa que um dia chegará lá ou que já é feliz com o amor e a paz que tem.

Ainda assim tem gente que copia gente que não deixa a alma crescer por dentro, mas vive de boca para fora evocando Deus a toda hora. Fala tanto de amor e demonstra tanta discriminação fazendo seleção de irmãos. Tantas igrejas com o nome de universal, mas o amor não é geral? Volto para as novelas que é um assunto que faz menos mal. Mais fácill entender as novelas que as múltiplas facetas das religiões. Prefiro não entender algumas proliferações... E quem proíbe o filho de ver novelas não pode nunca lhe dar um computador... ele pode nas suas costas só escolher sites de horror.

E depois o garoto vira um skinhead... sabe-se lá o quê... coisas que nas novelas ainda não começaram a aparecer.

Que assunto pesado! Vamos lembrar do REI DO GADO? E todo aquele regime do Antonio Fagundes que na época possuía nos braços a Patrícia Pillar? A moça que agora possui um lindo nome, Flora. Gilberto Gil a este nome adora. Quem se lembra de MULHERES DE AREIA?

Não vale copiar crônicas, versos e abraços sinceros. Nem vou deixar ninguém maldizer o Sérgio só por que ele não sabe pintar a novela direito num quadro nem para a mãe dele. Imagine a coitadinha teve que ficar a imaginar... será que era o fulano? Da próxima você pinta todos os beltranos que aparecer na hora do clip de abertura que a sua mãe vai te achar a melhor das criaturas. E será perdoado por todas as mulheres noveleiras que não são de areia.

Quem quer ser A PRÓXIMA VÍTIMA desta crônica infinda? Quando se está com saudade, VALE TUDO? Quem sabe amanhã não fará UM SOL DE VERÃO... e você não desejará um banho de ÁGUA VIVA ou entrar numa de BAILA COMIGO sem querer ser um PAI HERÓI ou um ASTRO como foi o Francisco Cuoco. Antigamente se falava em BRILHANTES e o povo adorava falar no capitalismo americano. Agora a moda é o capitalismo brasileiro. Eterno PECADO CAPITAL. Paga língua quem fala bem e paga língua quem fala mal, mas ninguém se interessa em fazer aquela VIAGEM para o outro lado da vida...

Resumindo, novelas não passam de enredos de fácil aceitação pelo público. Isto está na Wikipédia. E lá diz mais! Que é produto cultural rapidamente descartável que funciona como obra aberta, pode ser alterada a qualquer momento de acordo com o ibope. Tudo isso a gente já sabia! Quem assiste novelas fica sabendo de um monte de coisas ao contrário do que muita gente pensa...rs.rs...A gente aprende a rir diferente. A gente aprende a se divertir com pouco. Novela não pesa no bolso.

Agora, falando sério, vamos aprendendo com as inversões dos valores é que essa coisa de vilão se dar bem no final das novelas é coisa da vida real, infelizmente. Hoje em dia o que está difícil de descobrir é quem são os verdadeiros mocinhos. De qualquer forma não fique confuso ao ler um texto meu, pois a mocinha sou eu. Só mesmo a escrita para nos fazer heróis de nós mesmos.

Afinal, eu lhe trouxe ou não até aqui? E se lhe deixei soltar a mão pelo caminho foi culpa de você ter pisado em algum espinho e eu nem ter percebido. Vai colocar a culpa na novela que não assisti hoje? De qualquer forma com culpa ou sem culpa, matei a saudade. Gostou deste capítulo? Brincadeirinha... Se eu voltar a falar de novela alguém vai querer me matar. Quem iria me salvar? O SALVADOR DA PÁTRIA?

Marília L Paixão
Enviado por Marília L Paixão em 11/06/2008
Reeditado em 11/06/2008
Código do texto: T1028796
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.