POLÍTICA E POLITICAGEM
POLÍTICA E POLITICAGEM
Nos dias atuais o que se vê mais no Brasil é a politicagem em detrimento da política. Certos políticos querendo aparecer abrem a boca e soltam uma infinidade de baboseiras, esquecendo-se de quando estiveram governando seus Estados fizeram à mesma prática. O senador Tasso Jereissati na sua arrogância habitual diz que secretariado do atual governador Cid Gomes é muito fraco. Em entrevista na estréia do programa Coletiva, o senador Tasso fez suas primeiras críticas ao governo estadual. Apesar de elogiar o governador Cid Gomes (PSB), Tasso Jereissati classificou o secretariado como “muito fraco” e disse que está chegando à hora de o PSB (Partido Socialista Brasileiro) - apontar falhas e fazer cobranças. O senador também atacou duramente a administração municipal de Fortaleza.
Esquece citado cidadão que no governo das mudanças, slogan de seu governo o Ceará passou por momentos difíceis e teve as maiores privatizações acontecidas na terra de José de Alencar. Coelce, Telemar, Banco do Estado do Ceará (BEC) estão no rol das privatizações, cujo dinheiro seria para a previdência do Estado. Privatizaram tudo e a previdência a semente apodreceu. Deixou um legado para o Ceará obras faraônicas inacabadas, como Metrofor, Porto do Pecém, Castanhão entre outras que tinham previsão para conclusão em 1997 e já estamos em 2008 e nada.
O ex-governador Tasso Jereissati pode ter sido muito bom para seus amigos empresários. Deixou carimbado que o porto dom Pecém receberia uma refinaria e veio o presidente Lula reafirmando que a refinaria seria do estado de Pernambuco. Alguns políticos cearenses falam demais e agem de menos. Refinaria no Ceará é hora da pressão. Com a decisão técnica da vinda de uma refinaria da Petrobrás para o Ceará, conforme o jornal O Povo anunciou com exclusividade, abre-se uma nova etapa nessa bandeira para o Estado. Chegou o momento da definição política. Para isso, falta apenas os representantes cearenses retomarem o movimento de pressão que garanta o maior investimento para o Estado nas últimas décadas.
Ressalte-se que a refinaria que prometeram ao Ceará é a menor de todas, pois o ministro Lobão foi mais esperto e açambarcou a maior. O problema é a escassez de líderes no Estado. Nesse momento os cearenses sentem saudades do tempo dos coronéis. Jazida de ferro do Ceará indica até 200 milhões de toneladas e existe viabilidade da exploração do minério conforme anunciou governo do Estado. De acordo com as negociações ocorridas até agora, Ceará deve receber uma refinaria de médio porte e o Maranhão de grande porte. E a siderúrgica sai ou não sai? A politicagem anda - solta Brasil afora e o que seria essa politicagem hoje no Brasil, se faz mais politicagem do que política.
O que seria essa politicagem? Acordos milionários; a troca de cargos e de apoios políticos e vários outros tipos de atos ilícitos que corrompem a política brasileira. Um caso recente de politicagem é a dificuldade de Lula de dar os cargos de seu governo para os partidos que lhe apoiaram nas eleições de 2006. Muita gente para pouco cargo. Tanto que Lula foi obrigado a criar vários ministérios, chegando a mais de 30 ministros e secretários. “Um conhecido jargão popular diz: Criticar é fácil, fazer é difícil”. Tanto é verdade que as promessas de campanha passam despercebidas e os eleitores enganados por infinidade de vezes. O que é política? – Entende-se por esta palavra a ciência que trata do governo e também da arte de governar.
Como ciência, a Política trata das relações do Estado e dos cidadãos, da legislação, das finanças, da administração interna, das relações dos povos entre si. A verdadeira política tem como objetivo realizar, pelo governo de um Estado, a justiça e o interesse geral dos cidadãos. Política e politicagem são coisas distintas? Sim! Política é fazer do poder um instrumento para alcançar o bem comum; politicagem é instrumentalizar o poder em benefício próprio à custa do bem comum. Política é serviço; politicagem é crime. Então o número de criminosos no Brasil aumenta a - passos largos, visto que poucos políticos fazem realmente política séria e honesta. Aqui lembramos com muita altivez o comportamento no parlamento do senador Jefferson Peres de saudosa memória.
ANTONIO PAIVA RODRIGUES-MEMBRO DA ACI-A AOUVIR E ALOMERCE