Caramba viu!
Estou prometendo essa excursão há muito tempo, no entanto ela já está ficando inadiável. Pra onde eu vou? E pra onde eu vou levar esse mundo de gente? A uma clínica de tratamento para depressivos.
Primeiro, conte nos dedos quantas pessoas viraram pra você e te falaram que já teve, ou está com suspeita de ter ou está com depressão? Nossa você tem tudo isso de dedo?Pois bem, a moda agora é substituir as palavras “enxaqueca”, “fadiga”, “fome” e principalmente “preguiça” por depressão.
Uma pessoa levanta-se, toda descabelada, morrendo de sono. A chamada “ressaca” é um adjetivo que doe só de ser pronunciado e admitido. Aí essa mesma pessoa dirige seus olhos a pia da cozinha e se depara com uma pilha enorme de louça pra lavar, secar e depois guardar. O arroz e o feijão junto com a mistura acabaram e você tem que fazer mais, ou então morra de fome. Aí você liga pra mamãe e fala que está com depressão. Simples e prático assim.
Ultimamente tudo é motivo pra ficar depressivo. A minha mãe não gosta de mim. O meu pai gritou comigo. Meu irmão me olha feio. O cachorro me mordeu. E assim segue a vida pra arrumar desculpas até de quem está morto pra ficar com depressão. Então vamos lá.
• Estado deprimido: sentir-se deprimido a maior parte do tempo;
• Anedônia: interesse diminuído ou perda de prazer para realizar as atividades de rotina;
• Sensação de inutilidade ou culpa excessiva;
• Dificuldade de concentração: habilidade freqüentemente diminuída para pensar e concentrar-se;
• Fadiga ou perda de energia;
• Distúrbios do sono: insônia ou hipersônia praticamente diárias;
• Problemas psicomotores: agitação ou retardo psicomotor;
• Perda ou ganho significativo de peso, na ausência de regime alimentar;
• Idéias recorrentes de morte ou suicídio.
E não ao contrário do que citei anteriormente. Se essas pessoas todas que só por que a unha encravou já acha que está com inicio de depressão vissem o estado de uma pessoa que está realmente depressivo, nunca mais falaria uma barbaridade dessas. É extremamente triste. Não há vontade de comer, de beber, de andar, de fazer absolutamente nada. Praticamente a pessoa vegeta.
E aí? Ficou com vontade de entrar no meu ônibus? Está meio lotado, mas faço questão de alugar quantos forem preciso.
Fonte: Site Oficial de Drauzio Varella