Uma Grande Partida
Esta grande partida ocorreu em 1942, no campo do Vasco da Gama, estádio de São Januário, Rio de Janeiro, Capital do Brasil. O estádio estava lotado com bandeiras de todos os times do Rio. O futebol carioca na época era o melhor do Brasil. Vasco, Botafogo, Flamengo, Fluminense tinham em suas agremiações os melhores craques do futebol brasileiro, e ainda iam buscar na Argentina e no Uruguai bons e caros jogadores.
Na tribuna de honra do estádio estava presente o exmo Presidente da República, o Sr Getúlio Vargas naquele tempo ditador do Brasil. Ao seu lado outras autoridades como o general Góis Monteiro, Osvaldo Aranha e, representando São Paulo, o tenente Porfírio da Paz.
Mas voltando à partida, ela era para decidir o campeão brasileiro de Seleções. Cariocas e Paulistas, como sempre, ficaram para esta partida decisiva. Os cariocas eram os favoritos para aquele jogo, pois quase todo o seu time era a base da Seleção Brasileira. Jurandir, Domingos da Guia e Norival; Afonsinho, Zarzur e Argemiro; Pedro Amorim, Zizinho, Pirilo, Lelé e Vevé. Ainda sobravam Tadeu, Newton, Biguá, Jaime, Adilson, Isaías, Mundinho, Augusto, Jair Rosa Pinto, Perácio, Carreiro, Patesko, Anito e Tim. Enfim, uma legião de grandes jogadores.
Os paulistas jogariam com o que tinham de melhor em São Paulo. O técnico Armando Del Debbio, então técnico do Corinthians, preferiu setores bem entrosados e de qualidade, como o trio final do Palestra Itália, que logo mudaria para Palmeiras, Oberdam, Junqueira e Beluomini. A linha média do Corinthians, Jango, Brandão e Dino, e a linha de atacantes era formada por Cláudio, que estava no Palestra, mas fora do Santos, Servílio e Milani, do Corinthians, Lima do Palestra Itália e Pardal, do São Paulo.
Para tristeza dos cariocas os paulistas venceram por 3 x 2 com um gol de Lima, no apagar das luzes, quebrando o grande domínio dos cariocas. Uma grande multidão foi esperar os heróis, que vinham de trem especial, na estação Roosevelt para festejar este grande feito, as comemorações se arrastaram pela Praça da Sé e por outras grandes avenidas de São Paulo.