Os Últimos Momentos da Vida
O Jogo do Poder e a Dominação do Capital
Por Lucas Ronan
A diferença é gritante quando o assunto é o respeito das autoridades pela população que detém o capital, em contraste com a população que faz a economia girar. Na teoria, essa última deveria ser a mais valorizada, mas, na prática, a realidade é outra. Isso tem uma explicação: os donos do capital precisam manter seus poderes por meio da dominação, e essa dominação frequentemente atropela os mais pobres no sistema capitalista.
O poder público, muitas vezes, joga ao lado dos poderosos. As divisões políticas se formam no âmbito institucional, mas, na realidade cotidiana, quem detém o poder econômico não deseja que os pobres subam ao topo da pirâmide social. Para impedir essa ascensão, utilizam-se de estratégias como a manipulação das massas e o controle pelo capital. Quando os ventos começam a soprar a favor das classes menos favorecidas, essas elites agem para travar qualquer progresso, mantendo os mais pobres exatamente onde estão.
A estratégia é simples: manter os mais pobres na ignorância política, social e cultural. Essa prática é bem ilustrada pelo "teste da galinha": primeiro, arrancam as "penas" das pessoas, humilhando-as; depois, oferecem migalhas em forma de "milho", para que voltem submissas às mãos de seus torturadores. Essa é a dinâmica política do Brasil. Oferecem um pouco de dinheiro, mas negam educação de qualidade. Sem educação, as pessoas aceitam viver com pouco, sem perceber que poderiam ter mais. Assim, os políticos mantêm o controle sobre elas.