Paciência com Jô
Não suporto "rush", mas, sabe como é, "quem nasceu para canga nunca chega a caçamba." E lá vou eu arrastado pela mulher, às compras. Cidade pequena, de praia, mas, sabe como é, época de verão... E lá vou eu no arrastão da mulher.
No armarinho:
- Olá Dona Jô! Como vai? E os filhinhos? Vai querer o quê?
- Botões!
- Esteja à vontade Dona Jô.
Os botões ficam expostos, à vista do freguês, sob o vidro do balcão. São várias gavetas. Cada gaveta dividida em vários quadrículos. Dentro de cada quadrículo contém um tipo de botão, o que dá um aspecto colorido ao balcão.
Minha mulher sai examinando superficialmente cada gaveta.
Algum tempo depois...
- É! Nenhum é igual a este que tenho aqui na mão. Pelo menos à primeira vista.
- Um momento, Dona Jô, que eu já vou ajudá-la.
A vendedora começa a retirar cada gaveta de sob o vidro do balcão. Uma a uma. Tira a primeira gaveta e ambas examinam os botões confrontando com a amostra. A vendedora a repõe no lugar e puxa outra.
- Este é igualzinho, mas difere quanto aos furos. Este outro tem tudo igual, mas é lilás. Este aqui quase igual, mas tem tamanho diferente.
- Não faz mal, D. Jô, vamos ver as gavetas das prateleiras!
Atrás da vendedora somente gavetas com botões! Idênticas às do balcão. Botões em gavetas para encher qualquer caminhão truncado. A vendedora pacientemente puxa a primeira gaveta da prateleira e a deposita sobre o balcão. Começa tudo de novo. Botão por botão, quadrículo por quadrículo, gaveta por gaveta. As duas – freguesa e vendedora – sempre alegres e tagarelas.
Muito tempo depois...
- É, acho que é deste! É sim!
- Quantos a senhora quer levar?
- Dois! Já tenho três, com mais dois completa a camisa do meu filho.
- Pronto! Mais alguma coisa? Linha, agulha...
- Não! Só isso mesmo. Obrigada!
- Até mais, Dona Jô! Volte sempre! Lembranças às crianças!
E lá vou eu novamente no arrastão, para a loja de sei lá o quê...
Sempre paciente e acompanhando minha Jô por aquelas paragens, às compras.
De armarinho não entendia quase nada, mas de quartel sabia muito bem das operações "pente fino" e "agulha em palheiro."
Cá entre meus botões: Prefiro vender sorvete. Tasco duas bolas num casquinho e lá se vai o veranista se deliciando.