AGNALDO RAYOL

Li muitos artigos sobre a partida de Agnaldo Rayol. Vi alguns vídeos... E vi, também, a enooooooooorme dificuldade para citar sua vida em Natal, morando ali na Vila Naval, no bairro do Alecrim, quando seu pai, o suboficial Agnello Vasconcelos Rayol, aqui serviu como maestro da Banda dos Fuzileiros Navais. Não li nada sobre suas apresentações nos programas de auditório da Rádio Poti - nas matinês comandadas por Luiz Cordeiro e Genar Wanderley nos anos de 1950. Também não li nada sobre sua apresentação, já como integrante da primeira formação do Trio Puracy (nome sugerido pelo mestre Luís da Câmara Cascudo, 1898-1986), na inauguração da Rádio Nordeste de Natal, naquele dia 22 de setembro de 1954, com a honrosa presença do excelentíssimo senhor presidente da República Café Filho (João Fernandes Campos Café Filho, 1899-1970). Ali ele cantou, encantou e remexeu seu afoché entre as mãos. Alias, nem li qualquer referência à sua primeira gravação, em 1955 e lançada no carnaval de 1956, num compacto de duas canções. A gravação foi feita nos estúdios da Rádio Jornal do Comércio em Recife, sob o contrato do Trio Puracy (com José Percy de Amorim e Silva, Geraldo José da Silva Junior e Agnaldo Coniglio Rayol) assinado com a Fábrica de Discos Rozenblit Ltda, também na capital pernambucana. O disco (considerado raríssimo entre colecionadores), com etiqueta Mocambo, teve duas canções e o Trio Puracy gravou "Vou de Reboque", uma marchinha de autoria do norte-riograndense "Dozinho" (Claudomiro Batista de Oliveira, 1927-2014) e Hilário Marcelino, compositor pernambucano. Na outra faixa foi gravada um samba do compositor norte-riograndense Chico Elion (Francisco Elion Caldas Nobre, 1930-2013), intitulada "Se Eu Fracassar", e que foi interpretada por Rinaldo Calheiros (que não fazia parte do Trio acima citado). Creio que a revelação dessa "obscura" passagem da vida de Agnaldo Rayol (1938-2024), que ele sempre fez absoluta questão de esconder, teria sido a "cereja do bolo" de muitas homenagens a ele. Li muitos artigos sobre a partida de Agnaldo Rayol. Vi alguns vídeos... NADA sobre seu começo de carreira, ainda pré-adolescente, em Natal. Lamentável.

Cidade do Natal (RN), 16 de novembro de 2024.

Chico Potengy.🌵

Fonte de pesquisa:

"Tributo aos Conjuntos Vocais do Rio Grande do Norte - de 1936 a 1998", do escritor Manoel Procópio de Moura Júnior, 2å Edição Revisada, 1998 Grafpar Gráfica Editora 1998, Cidade do Natal / RN.

"Dicionário da Música do Rio Grande do Norte", da escritora e pesquisadora Leide Câmara, 1a edição*, Acervo de Música Potiguar - AMP 2001, Cidade do Natal / RN.

chico potengy
Enviado por chico potengy em 16/11/2024
Reeditado em 16/11/2024
Código do texto: T8198387
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.