CRÔNICAS - CAMPINAS, UMA CHUVA TORRENCIAL NÃO PREVISTA...?!

CRÔNICAS – UMA CHUVA TORRENCIAL NÃO PREVISTA

Começou a formar nuvens pela tarde, mas sem prenuncio de uma tromba d´água que aconteceu logo no início da noite, que a filha e o genro foram buscar os cães e aproveitaram em jantar por lá e não arriscaram a andar na chuva mesmo de carro que hoje em dia ou noite é bem mais perigoso pois há surpresas desagradáveis de ventos fortes com arvores caindo sobre os veículos e até matando os ocupantes do mesmo...

Ontem mesmo duas jovens foram arrastadas pela correnteza e até hoje ao meio dia ainda estavam usando drones para localizar se estão vivas ou não, mas acredito que não tiveram chance de poder nadar mesmo que saíba, pois nessas tromba d´água vem destroços e muita lama e até mesmo muito lixo e a correnteza leva até mesmo carros e com certeza tivemos tal tragédia anunciada sempre que a chuva por aqui seja muito forte e ontem foram 120 mm de chuva em 3 horas!!!

Hoje estamos sabendo que também devido uma arvoré cair sobre um carro matou um na região de Itaperaí a Campinas, que com certeza deveria ter parado debaixo de algum viaduto, como fazem no Rio Grande do Sul, quando chove muito forte e possa ter chuva de granizo que segundo o povo gaúcho acostumado a isso dizem que é do tamanho de um ovo de galinha tais granizos!!!

Achava estranho todos pararem debaixo de viaduto ou irem para o posto de gasolina e como desconheço tais tempestades tropicais pela região sul também fui para o posto encher o tanque de combustível e questionei o porque de todos correrem para os postos e ou pararem debaixo dos viadutos, e dai soube desses granizes que destroem para-brisas de carro além de amassá-lo todinho!!!

Vivendo e aprendendo nessas aventuras de trecho e vivenciando tais peripécias dos caminhoneiros que são esses verdadeiros heróis de estrada que são sempre solidários quando temos problema na estrada...

Viajando para Cabo Frio com um Opala 4.100 , 6 cilindros novo com apenas 2000 km, explodi o câmbio do mesmo e não tive mais jeito de seguir viagem... um caminhoneiro com meia carga em seu caminhão ao parar para me socorrer... viu a situação e rebocamos no carro até um posto onde tinha condições de jogar o Opala sobre a carga e amarrar e trazer até São Paulo e descarregar na autorizada, pois estava na garantia e não quis me cobrar nada de andar quase 240 km trazendo o meu carro, fiz questão de encher o tanque de diesel de seu caminhão pois acho que ninguém em sã consciência faria tal favor de graça!!!

Ao viajar sempre confira todos os pneus quanto a calibragem adequada inclusive do pneu de estepe, e se possível levar 2 pneus de estepe, pois nem sempre você consegue encontrar borracheiro trabalhando a noite ou em feriado ou dia de jogo da seleção brasileira!!!

Quando a conserto de motor, câmbio e diferencial é preciso ter noção de quanto custa pois em rodovias ou nas cercanias das rodovias os preços são exorbitantes tanto quanto das concessionárias do veículo em questão, mas se tiver tempo disponível ou amigos na região verifique quem realmente é responsável e deixe o carro para conserto e siga sua viagem com carro alugado ou mesmo de ônibus e se informe por telefone quando o veículo estiver pronto e vá busca-lo mas com certeza terá que deixar pago um valor equivalente as possíveis peças a serem trocadas que custam no mínimo de 60% do valor do conserto se o mecânico for honesto!!!

De fato já tive esse desprazer de nem encontrar as peças da região éter que comprar aqui em Campinas e viajar até Campos de Goitacazes no Rio de Janeiro, pois na época estava de volta de Vitória no Espirito Santo com o meu Ford Del Rey ghia quando pequei uma grande poça d´água na pista e o carro aquaplanou e foi e bateu firme na guia lateral da pista que além de amassar a roda entortou toda a bandeja do eixo traseiro que sustenta as duas rodas traseiras...

Consegui o mecânico que conseguiu o guincho e rebocamos o carro para sua oficina e procuramos a tal bandeja traseira e tive que voltar sem o carro e comprar a peça aqui em Campinas pegar colocar a peça no ônibus e seguir viagem até o Rio de Janeiro e lá transladar a peça para o ônibus até Campo de Goitacazes para levar tal peça e montar para trazer o meu Del Rey de volta!!! Por sorte o acidente foi só esse estrago poi cheguei a encostar o carro numa árvore bem frondosa que destruiria o carro e não sentiria nada só alguns arranhões no caule!!!

E acredite o mecânico me cobrou apenas R$ 500,00 para retirar o velho, colocar o novo e inclusive o carreto do guincho de quase 50 km!!! Esse realmente é um cara honesto realmente solidário com a gente!!!

A minha filha dando ré em seu Celta há um mês e danificou a tampa traseira, quebrou o vidro e teve o desprazer de ter que trocar a peça pois a caçamba daquelas grandes e com muito lixo de construção com mais de 1 tonelada... rasgou a chapa fina da tampa que o funileiro deu perda total da peça... e com isso mais a peça nova, o vidro traseiro e a pintura ficou em R$ 3.500,00 !!! Achei caro, pois acredito que a peça R$ 900,00 pois uma nova é um absurdo na concessionária GM custa R$ 2000,00 a 3450,00 ...

Se for montar um carro por peças na Concessionária vai custar 10 vezes o valor do carro ou até mais!!! Daí realmente os funileiros já sabem o valor da peça na verdade conseguem até ainda soldar a peça e com uma massa plástica vendem a peça como recuperada para quem prefere dar uma garibada só para passar o carro para frente!!!

Como anteriormente já tinha algumas batidas deles mesmos com outro motorista que o estrago dele foi maior cada um se responsabilizou de pagar o seu...e nesse conserto o funileiro fez tudo pelo mesmo preço e daí até que ficou de bom tamanho... pois custaria uns R$ 1.500,00 tais reparos das batidas anteriores!!!

Sou cético com relação a tais concessionárias que fazem consertos para os amigos de graça e embutem as peças e mão de obra nos carros que estão para reforma na tal concessionária e sempre há tais mecânicos quebra galhos que fazem tais favores sem nos cobrar nada, pois são amigos que estão lhe devendo alguma favor!!!

Nota do autor:- Seja prevenido quando vai para a estrada e se viajas muito com o seu carro, mesmo que seja usado ou semi-novo faça seguro completo de seu carro, pois os ladrões estão roubando carros velhos pois as peças dos carros velhos não mais existe para serem comprados nas autorizadas apenas nos robautos da vida!!! Boa sorte e caso tenha algum problema jamais faça o conserto no primeiro orçamento... procure e compare os preços e jamais faça com apenas o mais barato pois bons profissionais cobram um preço justo e com certeza compre você mesmo as peças que ele precise pois com certeza vai custar bem menos o seu conserto!!!

Se tiver seguro exija do seguro a melhor oficina e com certeza procure 3 orçamentos em que eles possam escolher o preço mediano... pois quando a oficina sabe que quem paga é a seguradora, com certeza o preço dobra!!!

Ivan o terrivel
Enviado por Ivan o terrivel em 27/10/2024
Código do texto: T8183017
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.