QUEM SOMOS

QUEM SOMOS?

A natureza é sabia, a flora, a fauna, nos ensinam, diariamente a harmonia de convivência, porém, somente temos os olhos desviados para o lado de la, somos tomados pela destrutiva superioridade, somos a raça superior, possuímos a Inteligência e discernimento das coisas, construímos as maravilhas do mundo, inventamos as telecomunicações, as vacinas, os remédios, dominamos os ares com aviões e foguetes, cruzamos os oceanos e mares com transatlânticos poderosos, construímos as mais belas cidades do mundo, somos os senhores de tudo terra, ar e mar, viajamos para as estrelas a procura de novos planetas para serem colonizados, somos o “homo sapiens”.

Mas, com tanta inteligência criamos, também, a guerra, a fome, desenvolvemos a arte de matar um semelhante, criamos armas para chacinas em massa, criamos seres arrogantes, insensíveis, criamos bandidos, produzimos as drogas e formamos os drogados, desde a escola básica até universidades, criamos pedófilos, tarados, criamos aquele que enganam o povo pobre, para conquistar o poder em eleições, criamos os mentirosos, hipócritas, criamos tudo menos o HOMEM, aquele que segundo a Bíblia foi criado por Deus, mas, fracos de espírito sucumbiram e foram expulsos do Paraíso, e um dos filhos deles tornou-se o primeiro criminoso, assassino, matando o próprio irmão, por inveja.

O homem criou o pecado original e os sete pecados capitais.

Eu não sei o que é a humanidade, possuímos a inteligência, e os demais animais possuem o instinto, com a nossa inteligência estamos destruindo a terra, o lar que vivemos, e os animais com o instinto mantêm o equilíbrio na sua diversidade, animais não são assassinos, se matam é pela sobrevivência, na chamada cadeia alimentar, um feroz leão após estar devidamente alimentado, pode passar qualquer outro animal à sua frente, que será indiferente, ele não tem instinto assassino como os homens.

A sagrada escritura diz que somos assim porque o Criador nos deu o livre arbítrio. Pergunto, de que serve o livre arbítrio? Se somos incapazes de arbitrar qualquer coisa, porque sempre teremos tendências no julgamento.

Se a vida resume-se na expressão “maktub” de origem árabe, que significa ““estava escrito“, ou melhor, “tinha que acontecer“, então o livre arbítrio também não existe, somos marionetes, que acredita que faz o que quer na vida. Por que o avião cai e somente uma pessoa sobrevive? Vem alguém e diz “não era a hora dele”. Maktub então!

Se está tudo previsto, por que a permissividade das atrocidades que acontecem na terra pelas mãos do homem criado a imagem e semelhança de Deus, segundo o livro sagrado?

Socorro! Papa, Cardeal, Bispo, Padre, Frei, Freira, Madre, Rabino. Pastor, Apostolo, Zelador de Santo, digam de onde viemos e para onde vamos. O que fazemos aqui se não temos liberdade? O que é humanidade? O que é ser HOMEM? Quem é o nosso Ser Superior?

“Quo Vadis” (pergunta Pedro à Jesus na via Apia). Também pergunto: Quo vadis?

-

Autor: Andrade Jorge, Poeta/Escritor, membro da Academia Nacional de Letras do Portal do Poeta Brasileiro, e Academia Saltense de Letras.

Nota do Autor: Quo vadis: para onde vais?

20/08/24