EXISTEM MOMENTOS CERTOS?

Aprendi recentemente que o ser humano é um ser circunstancial, ou seja, vive vivendo, rs. Isto quer dizer que ele estuda, trabalha, pratica esportes, assiste TV, namora, dorme, acorda, tem filhos ou não, sobrinhos, netos, viaja, apresenta uma tese de mestrado, etc. Situações estas e inúmeras outras que fazem do humano um ser circunstanciado.

Diante deste emaranhado de circunstâncias é normal priorizar algumas coisas em relação a outras. Uns, por exemplo, vão priorizar o trabalho, os estudos ou lazer. Outros, as amizades, à família, saúde, religião e, por aí vai.

Só que muita das vezes acreditamos que se fizermos ou focarmos em uma, duas ou no máximo três coisas necessariamente teremos que abrir mão de outras para obter êxito. Assim, por exemplo, a pessoa precisa terminar a faculdade, ter um carro e comprar o tão sonhado apartamento para só assim quem sabe começar a pensar em se casar. Ou, depois de casado terminar a pós, mestrado ou doutorado para projetar ter o primeiro filho.

Tudo isso é uma busca por um ideal que muita das vezes não vem. Por que não se casar e juntos construir e conquistar? Qual o problema de ter filhos para depois fazer uma pós, mestrado ou doutorado? Sim, eu sei que para uma mulher sempre será mais difícil principalmente no quesito filhos. Também sei que planejar é um princípio de grande sabedoria. Ah, e também não estou defendendo irresponsabilidades do tipo: fazer as coisas de qualquer maneira e jeito sem o mínimo de planejamento. Não se trata disso! Só aprendi apenas que a vida é vivida muito mais em suas circunstâncias do que em seus ideais

Porque ficar sempre projetando as coisas como se houvesse um momento certo para fazê-las é idealismo. E, como já dito: um ideal a ser buscado não é garantia de ser alcançado.

Danilo D
Enviado por Danilo D em 16/10/2024
Código do texto: T8174594
Classificação de conteúdo: seguro