As Vantagens de Ser Puxado pelo Cabresto

Ah, que sorte a minha, que tenho alguém para puxar o cabresto e guiar meus passos pela vida! Imagine só as vantagens de não precisar decidir por mim mesmo, de não me preocupar em escolher o caminho. Afinal, quem precisa de liberdade quando há uma mão firme no cabresto, dizendo para onde ir, o que pensar e como agir? É o sonho de qualquer um: ser aliviado do fardo da autonomia. Eu, que sigo sem questionar, nunca precisarei lidar com o peso das decisões erradas. Não há espaço para erros, já que nem ao menos há escolhas! É o conforto supremo da obediência cega.

Enquanto isso, você, que segura o cabresto, coitada, vive o pesadelo da responsabilidade. Você carrega nas mãos o peso de conduzir não só sua própria vida, mas também a minha, e, claro, o risco de ser culpada por qualquer tropeço. Puxar o cabresto exige esforço e atenção constante. Além disso, você perde a oportunidade de aprender com as quedas alheias, já que está sempre ocupada segurando o controle.

E se você, por um segundo, soltar o cabresto? Imagine o caos que poderá se instalar! Eu, o seguidor fiel, poderei até sair do rumo, mas quem se desgasta é quem tenta segurar as rédeas o tempo todo. Portanto, enquanto eu desfruto da leveza de ser guiado, você sofre o desgaste físico e mental de manter o controle de duas vidas.

Ironia da vida: quem puxa o cabresto tem todas as responsabilidades, enquanto quem é puxado só precisa continuar com os olhos fechados, sem o peso da consciência ou do livre-arbítrio. Que bela “vantagem” para quem vive na sombra da submissão!

Luiz Breim
Enviado por Luiz Breim em 05/10/2024
Reeditado em 05/10/2024
Código do texto: T8167057
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.