AME- JOINVILLE
**Crônica**
- Há exatos dez anos, ( 2014) um grupo de apaixonados por abelhas sem ferrão formou a AME JOINVILLE, a Associação dos Meliponicultores de Joinville.
- Movidos pelo desejo de preservar a natureza e promover a sustentabilidade, esses visionários começaram a cuidar de pequenos seres que, embora discretos, são fundamentais para o equilíbrio do planeta: as abelhas sem ferrão.
- Santa Catarina, sempre vanguardista em tantas áreas, não tardou a se destacar também na meliponicultura, transformando o estado em referência.
- Cada colmeia abriga uma microrevolução silenciosa, onde o zumbido suave carrega consigo a promessa de um amanhã mais verde e fértil.
- A cidade, entre montanhas e flores, acolheu essa prática, e com isso, o ciclo da vida segue harmonioso, nos jardins e nas lavouras.
- Nesses dez anos de existência, a AME JOINVILLE não só promoveu a preservação das espécies como também trouxe à tona o debate sobre o futuro que queremos deixar.
- As abelhas sem ferrão, ao cuidarem da polinização, cuidam também de nossa esperança.
---
**Trovas**
1. No jardim, a abelha sem ferrão,
Leva o néctar, doce e natural,
Semeando vida em cada grão,
Torna o campo mais vital.
2. Em Santa Catarina, brilha o sol,
Sobre a terra de abelhas mil,
Seu trabalho forma um grande rol,
De um futuro sustentável e gentil.
3. Melipona, rainha do ar,
Sem ferrão, mas cheia de valor,
Na flor da mata a trabalhar,
Polinizando com primor.
4. A AME, com seu saber profundo,
Fez de Joinville um lar fiel,
Para as abelhas e o mundo,
Preservando a vida e o mel.
5. Polinizando em leveza e luz,
Sem ferrão, mas com dedicação,
Cada voo sua força conduz,
A espalhar vida pelo chão.
6. A abelha sem ferrão é paixão,
Pela natureza a semear,
Nos campos e nas hortas, a missão,
De um novo ciclo a renovar.
7. Dez anos de história e cuidado,
A AME celebra com amor,
O zumbido ecoa encantado,
Trazendo à vida mais cor.
---
**Mini tópico: A Importância das Abelhas Sem Ferrão para o Meio Ambiente e a Economia**
- As abelhas sem ferrão, como a Melipona e a Jataí, são polinizadoras essenciais, contribuindo para a reprodução de uma enorme diversidade de plantas.
Além de promover a biodiversidade, a meliponicultura tem um impacto positivo na agricultura, aumentando a produtividade das culturas e assegurando a saúde dos ecossistemas.
Em Santa Catarina, a criação dessas abelhas se destaca como uma prática sustentável, gerando não apenas benefícios ambientais, mas também econômicos, com a produção de mel de alta qualidade e outros subprodutos valorizados no mercado local e nacional.
A preservação das abelhas sem ferrão, portanto, vai além de uma questão ecológica — é também um compromisso com um futuro próspero e equilibrado.
(By: #Lbw-IA, Pirahystrasse, Beckhauserparadiesecke, Oma, Joinville-SC, em 10 set/2024, terça-feira. )