Elevação do cordel a patrimônio imaterial da cultura brasileira

Passado mais de um século da emergência como sistema editorial e literário, o cordel brasileiro foi reconhecido e institucionalizado, pelo Conselho Consultivo do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), em Patrimônio Imaterial da Cultura Brasileira. O processo, iniciado em 22 de fevereiro de 2010, teve por proponente a Academia Brasileira da Literatura de Cordel (ABLC), com o apoio do Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular (CNFCP). Através de dossiê, coordenado pela Profa. Dra. Rosilene Alves de Melo da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), fez-se o levantamento das práticas relativas ao ofício, da área de concentração no país e todo o levantamento sobre o contexto histórico de produção, circulação e consumo. O relatório final ficou a cargo do professor emérito da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da Universidade de São Paulo (USP), Dr. Ulpiano Toledo Bezerra de Menezes, conselheiro titular e representante da sociedade civil. Em Reunião Ordinária do Conselho Consultivo do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), realizada em 19 de setembro de 2018, o relator proferiu o seu parecer provisório que foi referendado por unanimidade pelo colegiado.

O cordel é verdadeiro patrimônio brasileiro

Hoje já reconhecida

No Brasil e no estrangeiro

É lida em todo o Nordeste

São Paulo, Rio de Janeiro

Sendo mais que centenária

Nossa forma literária

Patrimônio Brasileiro

No seu cânone poético

Leandro foi pioneiro

Pois lhe deu forma e formato

Difundiu ao mundo inteiro

Métrica, rima e oração

Que fez da sua construção

Patrimônio Brasileiro

Fonte de muitos estudos

O cordel é verdadeiro

No seu padrão literário

Construiu próprio roteiro

Nos poetas, editores

Folheteiros e leitores

Patrimônio Brasileiro

Helonis Brandão
Enviado por Helonis Brandão em 20/09/2020
Reeditado em 20/09/2020
Código do texto: T7067731
Classificação de conteúdo: seguro