VERDADES E MITOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL EM NATAL

AMIGOS LEITORES

QUERO ME APRESENTAR

EU SOU SÍRLIA LIMA

SOU POETA POPULAR

TAMBÉM SOU PROFESSORA

E VENHO TE ALERTAR

EM NENHUM MOMENTO

EU QUERO SER HOSTIL

QUERO MOSTRAR O DESCASO

COM A EDUCAÇÃO INFANTIL

QUE ENVERGONHA NATAL

QUE ENVERGONHA O BRASIL

OS CONCEITOS QUE APRENDI

LÁ NA UNIVERSIDADE

ENTRAM EM CONFLITO

SOFREM DISPARIDADE

NÃO ESTÃO EM CONSONÂNCIA

COM A NOSSA REALIDADE

NO TEMPO CONTEMPORÂNEO

ERA DO CONHECIMENTO

OS GESTORES NÃO CUMPREM

O QUE DIZ O REGIMENTO

PROVOCANDO INSATISFAÇÃO

E MUITO CONSTRANGIMENTO

A EDUCAÇÃO INFANTIL

TEM PAPEL ESPECIAL

NA VIDA DA CRIANÇA

CONTRIBUIÇÃO SEM IGUAL

FORMAÇÃO DA IDENTIDADE

ENQUANTO SER SOCIAL

O PROFESSOR DESSA ÁREA

SEGUE UMA ROTINA

O FILHO SE DESPEDE DA MÃE

LOGO CEDO DA MATINA

PROFESSOR CHEIO DE AMOR

EDUCA E ENSINA

VEJO OS PROFESSORES

COMO UM RELICÁRIO

FUNDAMENTAL IMPORTÂNCIA

DESDE O NÍVEL DO BERÇÁRIO

DESENVOLVENDO O COGNITIVO

E O ASPECTO IDENTITÁRIO

QUANDO A CRIANÇA CHORA

ELES PASSAM SEGURANÇA

FAZENDO SENTIR-SE EM CASA

A INOCENTE CRIANÇA

DESPERTANDO SABERES

FOMENTANDO ESPERANÇA

DO BANHO A ALIMENTAÇÃO

AGEM NO RECREATIVO

PEDAGOGOS PREPARADOS

AOS ALUNOS DÃO INCENTIVO

TUDO BEM INTEGRADO

NUM PROCESSO INTERATIVO

A SME NÃO INCENTIVA

NEM NOS DÁ MOTIVAÇÃO

TEM DÉBITOS EM ATRASO

NÃO NOS PAGA PROMOÇÃO

DEPOIS VÃO PARA AS CÂMERAS

MENTIR NA TELEVISÃO

NÃO ADIANTA FAZER CURSOS

SOB FALSA ALEGAÇÃO

JÁ QUE POR PARTE DA SME

SOFREMOS OPRESSÃO

E DENTRO DA CATEGORIA

OCASIONA DIVISÃO

CALCULARAM FRIAMENTE

EU JÁ FIZ ESSA LEITURA

PAGARAM AO FUNDAMENTAL

PARA NÓS NEM CONJECTURA

TENTANDO NOS ENFRAQUECER

PORÉM NÃO SE CONFIGURA

OUTRA VEZ A SOCIEDADE

EU VENHO ALERTAR

QUE QUATRO DIAS DA SEMANA

DEVERÍAMOS LECIONAR

E UM DELES DEDICADO

PARA O ATO DE PLANEJAR

FORAM PARA A TELEVISÃO

ALUGADA OU VENDIDA

DIZER QUE A HORA ATIVIDADE

ESTÁ SENDO CUMPRIDA

E NÓS NA ESCOLA SÓ VENDO

A ATITUDE FINGIDA

JÁ ESTAMOS VIVENDO

NO TERCEIRO MILÊNIO

JÁ FAZ TEMPO DEI ENTRADA

E NADA DO MEU QUINQUÊNIO

NÃO ENTENDO A DEMORA

EXPLIQUE-ME ALGUM GÊNIO!

SE A PRÓPRIA SME

AO NOSSO DIREITO VIOLA

PARA QUE ENTÃO PROMOVE

A TAL JUSTIÇA NA ESCOLA?

TAL COMO A FALSA MORAL

AO DESAVISADO BITOLA

NÃO QUERO LHE ESPANTAR

NEM PROVOCAR HORRORES

MAS NÓS POUCO UTILIZAMOS

A SALA DOS PROFESSORES

UM TRABALHO CORRIDO

QUE NOS CAUSA DISSABORES

SEQUER DE UM INTERVALO

NÓS PODEMOS GOZAR

ENTRE O LANCHE DOS ALUNOS

TEMOS QUE NOS VIRAR

E AINDA PREGAM DISCURSOS

QUE FALAM DE HUMANIZAR

MESMO ASSIM NOS ESFORÇAMOS

VIVENDO UM CONTRA ATAQUE

NOSSOS PROJETOS SÃO BELOS

TEM LUGAR DE DESTAQUE

MESMO QUE A SME OPRIMA

MESMO QUE A SME ATAQUE

NO FINAL DE 2014

TIVEMOS GRANDE RESENHA

IMPOSTA A LEI DE GESTÃO

QUE SEM NOÇÃO SE DESENHA

SALVOU-NOS A OPOSIÇÃO

QUE BOM PAPEL DESEMPENHA

NO FINAL DO ANO NO CMEI

HOUVE AVALIAÇÃO

DA NOSSA TRAJETÓRIA

FIZEMOS REFLEXÃO

DIALOGANDO COM OS PAIS

QUE FIZERAM EXPRESSÃO

TODOS MOSTRARAM EMPENHO

E GRANDE SATISFAÇÃO

COM TODOS DA ESCOLA

A TODOS TEM GRATIDÃO

E AOS PROFESSORES

FIZERAM REVELAÇÃO

O QUANTO LHES SÃO GRATOS

PELA EVOLUÇÃO

DAS QUERIDAS CRIANÇAS

QUE PEGARAM PELA MÃO

E QUE SAÍRAM AUTÔNOMAS

SÃO PEQUENOS CIDADÃOS

ENQUANTO POETA

EU LANÇO MEU GRITO

E AFIRMO COM CERTEZA

O QUE É VERDADE OU MITO

A MENTIRA FAZ TÃO MAL

QUANTO AS PRAGAS DO EGITO

SOU CAPAZ DE COBRAR

E TAMBÉM DE AGRADECER

SONHO E LUTO

PARA A EDUCAÇÃO CRESCER

SÓ A EDUCAÇÃO TRANSFORMA

MELHORA NOSSO VIVER

EU FAÇO OS MEUS VERSOS

MAS NÃO USO A REVELIA

PARA COBRAR NOSSOS DIREITOS

E PROMOVER POESIA

DESCULPE SE NÃO AGRADEI

AOS POUCOS DA DINASTIA

DE QUE ADIANTA PALESTRAS

TODO ANO TER JORNADA

GASTANDO DINHEIRO EM VÃO

JÁ QUE NÃO SERVE DE NADA

SÓ PARA CONTAR PONTOS

EDUCAÇÃO DE FACHADA

TUDO TERIA VALOR

SERIA DE GRANDE VALIA

SE HOUVESSE O RESPEITO

A NOSSA CATEGORIA

SAIBAM QUE O NOSSO SONHO

É VIVER EM HARMONIA

Sírlia Lima
Enviado por Sírlia Lima em 12/01/2015
Código do texto: T5099171
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.