O sumissu di Maricota

Sivirinim, cabra macho, foi atrás di Maricota, prumas inguizías arresorvê.

U povu lá da Catinga, bateu cá língua nus denti, qui a matuta sumiu sem ninguém sabê pruquê.

Coisa qui cristão num faz, quase qui matô u rapaiz, qui purissu num quis mais, nem cumê i nem bebê.

Largô inté di cantá, tomô sumissu du bá, virô candangu a pená, pensanu inté in morrê.

Adispois di muitu tempo, já cansadu di esperá, Sivirinim si mandô puressi mundaum afora.

Largô rossadu di mihu, mandioca boa di arrancá, galinha xoca suzinha, butô a peixeira na cinta e foi atrás da catraia.

Um dia dessis quarquê, adispois di futucá in tudu qui é cantu du mundu

Foi incontrá Maricota nu forró du Ribassaia.

Sivirinim ingasgô, quase qui tevi um culaspiu, u povu li socorreu, a matuta apercebeu, pulô a janela i foi imbora

Muntô na besta Beleza, galopô cum intereza, pegô u rumu di casa, rumô as traia i ficô, Sivirinim a isperá.

Duas sumana adispois, Sivirinim deu as cara na tapera delis dois. Maricota sorridenti, cás coisa tudu rumada

Arrecebeu Sivirinim cum modus di dama granfina, deu cumida pru matuto, adispois deitossi na cama fazenu dengu só dela

Sivirinim meiu sem jeitu, si isqueceu du fandango, foi logu cumenu u frangu, i fechô porta i janela

Deitô na cama vestidu, pois logo foi convencidu qui num vevia sem ela, jogo as rôpa pru artu i agarrô a marvada.

Descontô numa veiz só todu u atrazu contidu, acordô a vizinhança cum us gritu ali ocorridu – foi um furdunçu danadu, u povu todu a falá.

Sivirinim sastifeitu, Maricota toda prosa, vivenu juntu inté hoje sem mais increnca formá

Tiveru mais dozi fio, simbolam di fio a pavio, sem feriadu a impatá, num tem calô i nem friu qui fassa essis dois quetá.

É um amô taum bunitu, qui fiz essi cordé restritu, prá essi casar decente podê aqui menageá.

Sivirinim das Candongas é o herói mais cantadu im versu i im prosa (basta oiá nas fogueira qui tem lá nas Vagi dus Poti em quê só se fala das estrepolia dessis dois danadus) im toda redondeza da zona da Terra Vermeia. Taí meu primu Manoelitu qui num mi deixa menti sozinho.

Vale do Paraíba, tarde/noite do primeiro Sábado de Junho de 2009

João Bosco (Aprendiz de poeta)

Aprendiz de Poeta
Enviado por Aprendiz de Poeta em 03/10/2009
Código do texto: T1845031
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.