O PULO DO GATO!

O PULO DO GATO!

Em uma de minhas visitas a casa do compadre Fausto, fazendeiro na Região de Teófilo Otoni/MG, o mesmo contou-me o seguinte:

A dona onça, esperta e felina como ela só, resolveu almoçar e jantar um gato angorá, peludo e gordo que acabara de mudar-se para a Mata do Inferno, tornando-se seu vizinho.

Ela - a onça - morando em Sabará/MG e o gato em Belo Horizonte/MG. A Mata do Interno tem este nome porque nas décadas de 70 e 80 nela eram ¨desovados¨ os cadáveres dos assassinos de plantões quando matavam ou eram mortos. (licença para não dizer por quem...).

Então a dona onça avizinhou-se mais e mais do gato rechonchudo.

Primeiramente o gato estranhou o comportamento da vizinha pintada.

Entretanto, aceitou a nova amizade. A dona onça, em uma tarde cinzenta de abril, pediu ao gato para lhe ensinar a pular. O gato, manhosamente, ensinou diversos pulos à mesma, inclusive de como pular do topo de uma árvore, sem se machucar na queda.

A onça copiou todo o ensinamento do angorá, e, numa manhã de setembro, sol primaveril, o bichano em cima de uma árvore, a dona onça pensou consigo: É hoje que eu como este gato ¨caipira¨...

Então, a onça achegou-se de fininho, ficou embaixo da árvore do gato apreciando a natureza viva. E em dado momento disse para o gato: Seu gato que linda manhã, não é mesmo? E o gato respondeu: É verdade. Mas quem cedo madruga Deus ajuda...

E a pintada foi subindo pé-ante-pé o tronco da frondosa jequitibá. Aí, o gato percebendo a manobra da onça a qual se acercava do mesmo, deu uma cambalhota para trás e caiu de ¨quatro¨ na relva, ainda molhada pelo sereno.

A dona onça então disse ao felino: Mas... Mas... Seu gato, o senhor não me ensinou este pulo...

E o angorá respondeu: Uai... Nem podia ensinar... Este é o Pulo do Gato! Por isto dizem que tenho ¨sete vidas¨...

E para encerrar o conto o compadre Fausto disse: Compadre, o gato angorá continua vivo até hoje... Acho que este gato é mineiro... E eu lhe respondi: É verdade compadre... É verdade...

F I M

Limagolf