A intercessão

- Sr. Lemar?

Josiah Lemar virou-se para ver quem o chamava, ao passar por um dos corredores da universidade. Era uma estudante que o havia procurado dias antes, Alison Mew, a amiga de Williamina Camburn.

- Olá, Alison - saudou-a protocolarmente.

- Desculpe vir lhe procurar, fora da sua sala, - disse Alison, aproximando-se - mas posso lhe falar um minuto?

- Sim, claro - redarguiu o orientador, olhando em torno; próximo deles, havia uma sacada com jardim e dois bancos de pedra, frente a frente, iluminados pelo sol da tarde.

- Vamos nos sentar ali - sugeriu.

Devidamente acomodados, a jovem visivelmente tensa e Lemar em expectativa, Alison começou a falar.

- Eu havia pedido à Williamina que fosse falar com o senhor - recordou.

- Sim, está na minha agenda, mas ela não deu as caras ainda - admitiu o orientador, tentando ler a fisionomia de Alison.

- Williamina é teimosa, acha que não precisa de ajuda - replicou Alison.

- E precisa? - Questionou Lemar, apoiando as mãos nos joelhos.

Alison suspirou.

- Hoje é noite de lua cheia... o senhor sabe.

Como Lemar permanecesse em silêncio, Alison acrescentou:

- Williamina recebeu um convite para o baile, na Casa da Lagoa.

Lemar fez um aceno de cabeça.

- Então, é disso que se trata...

- Aposto que é coisa daquela Margeret Northwood - afirmou Alison com veemência.

Lemar fez um gesto negativo.

- Margeret não tem essa influência toda, Alison. Mas onde está a sua amiga, agora?

Alison cerrou os punhos, testa franzida.

- Foi ao cabeleireiro, na vila; com a Margeret!

O orientador ergueu os sobrolhos.

- Bom, posso tentar falar com Williamina quando ela voltar; se ela quiser, naturalmente.

Se não quisesse, sabia Lemar, havia muitos lugares no campus onde ela poderia se esconder até que a lua brilhasse sobre a lagoa e a festa das Chwiorydd Cyfnos tivesse início; aí, nada do que ele dissesse faria mais qualquer diferença. Mas, diante do olhar ansioso de Alison, ergueu as mãos e prometeu:

- Williamina vai ter que passar pelo corredor que leva ao dormitório feminino; eu vou estar lá, esperando por ela.

O alívio de Alison foi imediato.

- Obrigada, senhor Lemar!

- Ainda não fiz nada - corrigiu ele, educadamente.

- [22-09-2021]