PASSARELA DE VAIDADES

PASSARELA DE VAIDADES

O calçadão da Avenida Atlântica, que margeia a praia de Copacabana, é pista de "cooper", de "footing", de "jogging" -- seja lá o que fôr isso -- mas é também "passarela de vaidades", onde as dondocas exibem roupas novas e o "shape" montado com suor e fome nas academias, as bundas e pernas durinhas, a cintura afinada, "sem pneus" nem volume. Foi no calçadão nessa manhã que, vindo de várias direções, se encontraram os moradores do vetusto prédio da "rua) Figueiredo Magalhães, "velharia" ainda dos tempos de Carlos Lacerda e do 4º Centenário, 1965, para ser mais preciso.

Os machos -- sempre desleixados -- roupa velha e puída, aquela mesma que ganharam num aniversário dez anos antes, se transformam em "juízes", julgando a moda alheia segundo seus conceitos e visão, quase sempre "quadrados".

-- "Minha nossa, aquela ali não é a Lili, "filha" da "Fafá", a vizinha do 506 ?! PQP, está quase nua", comenta George "Bulldog" Silva, forte, encorpado, bochechudo, já "quarentão".

-- "É ela mesma... é preciso coragem para andar assim" !, replica Bill "Pastor" Fernandes, que acrescenta:

-- "Olha la´, do outro lado ! Está chegando a "Lilica" com sua "Belinha", a princesa da magreza. Aquelas duas, quando se encontram, é só fofoca. Mas, aqui entre nós, essa vizinha do 204 é uma beleza, só que aquele pompom no rabo é muito ridículo... já não basta o "fio dental" ?!

Fofocando sempre, as 4 passaram pelo "trio de jurados", ignorados olimpicamente e ouviram gargalhadas e assobios, principalmente do Louis "Pincher" Walford, americano que passava as férias no Rio e "arranhava" o Português, aprendido no Canadá.

-- "Dá um tempo", Louis, estás "queimando o nosso filme" !

-- "Okay, okay... só que a "Belinha" é muito gostosa" !

-- "Tem só 13 anos e o pai dela é uma "fera" !

Era mesmo... Chystian "Pitbull" Gracie tinha cara e jeito "de pouco amigo" e não escondia a antipatia. As fofoqueiras "jogavam confete" uma na outra:

-- "Fafá", ficou "beau-ti-ful" essa nova estampa da "Lili"... pena que a minha "Belinha" tenha o pelo curto demais" 1

-- "É, ela protestou um bocado, mas esse corte está na moda. Ando preocupada, "Lili" está engordando muito" !

-- "Ah, não tenho esse problema (retrucou "Lilica"), 'Belinha" é magra por natureza, mesmo comendo 1 caminhão" !

Os machos, seguindo atrás, voltaram à carga:

-- "Esse negócio de enfeitar cachorro "é o fim da picada"... nota zero, sem hesitação" !

-- "Também acho... quando eu era pequeno me vestiram de "Raul Queixas", um sujeito maluco daquela época. Até hoje a tal foto me dá um desgosto profundo" !, comentou Bill.

-- "E eu ?! Me enfeitaram de bailarino num Carnaval, rasguei a fantasia a dentadas e ainda dei uma mordida no meu dono, pra êle parar de fazer graça"!, acrescentou George.

-- "Ah, lá nos Estados Unidos é uma tristeza e isso vem de uns 50 anos atrás. Já me fantasiaram de John Lennon, de Elvis Presley e até de Michael Jackson, com peruca, as luvas e as botinhas... quase morri de vergonha" !

Os 2 amigos gargalharam, perguntando se êle aprendeu "o passo da Lua" e se lhe deram 1 garotinho para brincar. Louis ficou irritado:

-- "Caras, esse negócio de vestir cachorro como gente é um terror... jamais imaginei que os humanos fossem tão malucos ! Óculos, sapatos pra passear, colete... até cueca botam na gente ! Onde essa sandice vai parar" ?!

E saíram os 3 pelo calçadão atrás da "poodle" "pelada" e do "esqueleto ambulante" que a acompanhava, ainda gozando o americano... "faz aí o "morto-vivo" do THRILLER, Louis" !

"NATO" AZEVEDO (em 31/set. 2019, 5hs)