QUARTO DE ESPELHOS
Tinha dúvida quanto a denunciar ou não o colega de trabalho – por vezes chamado de amigo – que descobrira roubando da empresa. Precisava iluminar seus pensamentos embaraçados em contradições. Então, dirigiu-se àquele quase esquecido cômodo da casa, um empoeirado quarto, cujos teto, piso e paredes eram revestidos de espelhos falantes.
O espelho da parede à sua frente foi que o recebeu:
– Salve, salve, Leonardo! Faz tempo que não o vemos! Sinal de que tudo estava bem. Felizmente.
– É, mas agora estou com problema...
O de cima entrou na conversa:
– Nós já sabemos.
Os espelhos das paredes laterais eram gêmeos e falavam ao mesmo tempo:
– A prioridade é você! Conhecer a verdade e omiti-la pode comprometer sua carreira. Deve denunciá-lo imediatamente!
O de trás interferiu:
– Estou sempre atento aos seus medos, inseguranças e incertezas. Digo-lhe que espere, que não resolva hoje, reflita melhor.
Leonardo protestou:
– Esperar? Esperar até quando? Esperar não resolve! Você é o mais ineficaz do quarto de espelhos!
– Mas sou o que possui a porta através da qual você entra e sai daqui.
O espelho do piso finalmente se manifestou:
– Procure saber o motivo que leva seu colega a fazer isso; às vezes tem filhos com problemas de saúde... ou... ou...
– É desonesto mesmo! – os gêmeos das paredes laterais completaram, entre risos sarcásticos.
– Vocês não entendem? Trabalho naquela empresa há anos, eles não me valorizam como eu mereço, meu salário é ridículo! Aí, contratam um cara pra ganhar mais do que eu. E esse cara ainda rouba! Tenho três meninos pequenos pra sustentar, Margarete não trabalha! Tem escola, plano de saúde, tudo nas minhas costas! Eu sim, preciso de um reforço no salário! Eu sim, teria razão pra fazer isso! Eu sim, possuo esse direito! Mas não! Sou homem de caráter, sou incapaz de me apossar do que não seja meu. E assim, vou só ficando pra trás! Afinal, não tenho culpa de ser honesto!
E todos os espelhos, a uma só voz, proferiram:
– Ressente-se com seu colega de trabalho porque ele tem coragem de roubar e você não! Isto é inveja, não é honestidade!