TIRADENTES O CRAQUE DA PELOTA
Tiradentes foi sem duvidas um dos maiores atletas da bola de seu tempo. Há quem diga que não existia adversários que o enfrentasse cara a cara. Digo melhor, com a bola nos pés; era o fenômeno dos fenômenos neste esporte. No cárcere era apelidado carinhosamente de Tirinha por uns e de Dentinho por outros.
Tal era a fama que o atleta Tiradentes gozava, que certo dia o Imperador, pessoalmente o convidou a fazer parte de seu time. Tirinha negou-se e por isto continuou a ver o sol nascer quadrado e consequentemente mais tarde. Acabou; quando já aí, esgotara-se toda capacidade de espera do Imperador que o dito atleta resolvesse defender suas cores, pendurado pelo pescoço no mastro transversal da linha de gol. Dizem que foi um grande espetáculo. mesmo na hora de Tirinha botar a língua de fora, sorriu sacasticamente, levou-a de lado, jogou para a direita, ziguezagueou para a esquerda e chutou de primeira...
A língua pra fora; foi um golaço daqueles. Morreu durinho, durinho, após ter se esperneado por alguns isntantes tentando driblar a marcação das cordas.