MILONOVIK

MILONOVIK

"Dedicado a KARINA uma pessoa que como eu se apaixonou pelo filme DOUTOR JIVAGO"

Todos os dias o pequeno Milonovik ou “Milo” como era carinhosamente chamado por seus pais, acordava bem cedo e com uma responsabilidade de homem feito tratava de se aprontar para seguir mais um dia como pastor de ovelhas.

Mesmo com uma década e meia de idade, não se via no jovem Milo as brincadeiras da infância, ele não tinha amigos e as terras de sua família estavam distantes de tudo. Ficar o dia todo a observar as ovelhas fazia com que o jovenzinho despertasse a pratica da contemplação (pratica essa, ensinada por mestres da filosofia antiga aos seus discípulos).

Os antigos diziam que quando praticamos a contemplação das coisas ao nosso redor como a natureza, o universo, o natural e o sobrenatural; desenvolvemos em nós a capacidade de nos questionarmos enquanto ser vivo.

Então as perguntas surgem, como: de onde vim, por que estou aqui e para onde vou?

Para nós esclarecidos isso pode até ser algo comum (falo em relação aos questionamentos sobre a vida), mas para milo não estava um pouco cedo?

Ele algumas vezes chorava de emoção só em ver os pingos da chuva tocando o chão, sua sensibilidade era sem sombra de dúvidas demasiadamente aflorada, os seus olhos ficavam paralisados ao acompanhar as mudanças climáticas, os cânticos dos pássaros e as pequenas criaturas que trabalhavam todos os dias antes que chegasse o triste inverno.

Mas Milo era silencioso, não falava muito, apenas anotava coisas em um pequeno bloco de papel que carregava em um dos seus bolsos. Em casa mesmo exausto do dia, não abria mão de uma boa leitura; os seus autores preferidos eram: “Francis Bacon, mestre Shakespeare, Edgard Alan Poe e alguns cientistas políticos como Karl Marx e Lênin” (o salvador do povo russo).

Falando em especial de Lênin, Milo tinha suas criticas ao sistema de governo comunista; seu pai não vivia muito bem desde que os vermelhos tomaram o poder, por ser de uma família católica muitos dos seus direitos foram arrancados. Muitos morreram e outros se escondem como animais que temem o predador faminto.

O pai de milo perdeu dois filhos na grande revolução de 1917 que foi liderada por Lênin, agora só lhe restava o pequeno Milonovik com sua inteligência e atitudes que parecia ser herdada dos outros filhos, “algo mediúnico” dizia a mãe de milo que mesmo católica gastava horas lendo as obras de Alan kardec; o famoso divulgador da doutrina espírita, que prega a imortalidade do espírito.

Nos finais de semana a pequena família se reunia ao redor de sua herança maior (um velho piano que alegrava a todos), até que aos poucos o sono chegava e todos adormeciam ao som do belo instrumento.

Os dias estavam seguindo perfeitos e o fantasma do comunismo já estava em silêncio, não perseguiam como no inicio de seu regime, só depois da morte de Lênin o terror se fez presente, o senhor Joseph Stálin assumiu o poder de uma forma estranha, dizem que Lênin teria ordenado que Trotski comandante do exército vermelho assumisse o governo, mas Stálin teria forjado uma carta na qual Lênin teria relatado que seria Stálin seu sucessor. No final de tudo o comandante Trotski foi perseguido e morto na América do sul por forças lideradas por Stálin que assumiu a poder.

Foram anos de muita agonia para todos, Stálin agia com o impulso apenas, lhe faltava estratégia que Lênin tinha de sobra e o povo pagou por tudo isso, estava decretado o declínio do regime comunista na Rússia.

Uma vez, um batalhão Russo foi executado por inteiro por Stálin, só por que não concluiu com êxito uma missão; as pessoas estavam com medo do que estava por vir e a família do nosso milo não pensou duas vezes em racionar tudo que possuíam; então venderam todas as ovelhas e com o dinheiro compraram alimentos, cobertores e ficaram a esperar o pior; uma queda do mercado financeiro, uma nova revolta, uma nova guerra, pois Stálin agora era visto pelo mundo como um ditador monstruoso e que o sistema comunista seria capaz de levar a Rússia ao declínio.

Com toda essa loucura, milo acreditava que Stálin apenas estava sendo cego em suas atitudes e que não devíamos julgar o comunismo criado por Marx e praticado por Lênin de forma tão bem elaborada e executada.

Milo dizia que os seus irmãos deram a vida por esse sistema e que se Stálin estava destruindo tudo de forma irracional e doentia deveria ser posto para fora do poder pelo povo, mas isso não era o que mais perturbava o nosso jovem, a sua maior angustia era não poder estar mais na floresta a pastorar suas ovelhas, o local laboratorial dos pensamentos de milo não existia, ninguém mais ousava estar em meio as floresta, pois eles achavam que poderiam a qualquer momento encontrar um soldado desertor com capacidades de fazer loucuras por comida e ate por necessidades sexuais.

Agora o quarto frio era o universo de milo que resolveu como uma forma de protesto não mais sair de lá até que o monstruoso Stálin caísse do poder.

Os dias se passaram e tudo parecia não mudar, não houve perseguições por parte de Stálin e o pai de milo viu que ter vendido tudo tinha sido uma atitude pouco racional. As pessoas voltaram a sair de suas casas e a vida estava voltando ao normal, milo ingressa em uma universidade e cursa economia, milo fez quatro cursos universitários que foram: direito, economia, ciências sociais e filosofia.

Com o tempo perdeu os seus pais e foi morar em Moscou onde por convite do partido comunista assumiu o posto de primeiro secretario, o sofrimento vivido por milo, causado pelo regime stalinista, não mudou a sua opinião que dizia: nunca julgar um sistema de governo por atividades isoladas de seus militantes.

Aos quarenta anos de idade Milonovik morreu, nunca se casou, pois sempre achou o casamento um contrato que só favorecia ao autoritarismo do homem pela mulher, além de favorecer aos meios capitalistas e religiosos.

Milonovik aprendeu com o sofrimento de sua vida, conseguindo com tudo aquilo o crescimento mental e seus ideais foram conquistados, ele só obteve respostas para aquelas perguntas que surgiram desde o fim de sua infância: “como surgi, qual será minha finalidade nesse universo, qual será o destino logo depois que a vida se finda triste, existiria Deus o bondoso ser que a tudo dar um jeito, e se ele existe, por que tudo está impuro, sem cura, sem saída?”.

FIM

Thiago Rodriguez
Enviado por Thiago Rodriguez em 05/09/2008
Código do texto: T1163806
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.