Estamos contratando

Nosso pequeno negócio ilegal estava em plena operação e o dinheiro começara a fluir através dos depósitos efetuados na conta do nosso laranja, Ollie. Não desviávamos muito dinheiro das vítimas, até porque normalmente nunca topávamos com saldos bancários elevados, e também para não despertar prematuramente a atenção para os saques. Em menos de um mês, Jack conseguiu quitar suas dívidas e dois meses depois, apareceu dirigindo um Chevrolet Camaro preto, usado.

- Faróis de neblina, rodas de liga leve, rádio via satélite, bancos revestidos de tecido - anunciou ele, ao parar no acostamento em frente da minha casa, como se estivesse fazendo um anúncio para a TV.

- Nós não tínhamos falado em manter um perfil discreto? - Questionei. - Onde um Camaro preto se encaixa nessa descrição?

- Foi uma pechincha - minimizou ao desembarcar. - Mas acredito que muito em breve precisaremos aumentar a quantidade de laranjas; muito dinheiro caindo numa só conta vai chamar a atenção das auditorias dos bancos, para não falar na Receita Federal.

- Mais gente envolvida aumenta o risco de alguém dar com a língua nos dentes - redargui.

- Nós não iremos participar disso diretamente - assegurou. - Repassamos o recrutamento para o Ollie. Ele pode colocar conhecidos dele no nosso esquema.

- Ainda temos um certo controle sobre o Ollie, - repliquei - mas e se um dos amigos dele resolver dar no pé com a nossa parte do dinheiro?

- Por que alguém iria ser idiota de fugir com 100 ou 200 dólares? - Arguiu Jack. - Foi o máximo que transferimos até hoje. Se nos derem um golpe por causa desse valor, simplesmente riscamos o nome da nossa folha de pagamento; não vai haver próxima vez.

Eu continuava reticente quanto a expandir o quadro de pessoal tão cedo, mas Jack acabou dobrando minha resistência com o argumento de que dividir as transferências na verdade aumentava a segurança do negócio. Contudo, quem ficou realmente satisfeito com as perspectivas que se anunciavam, foi o próprio Ollie.

- Então, vocês querem me nomear gerente de recursos humanos da organização? - Indagou sorridente, após nos reunirmos numa lanchonete Wendy's no centro da cidade para comer hambúrgueres e discutir negócios.

- Ainda não desenhamos o organograma - retruquei com firmeza.

- Mas é esse o cargo, não é? - Insistiu ele. - Recrutar pessoal para sacar dinheiro em caixas eletrônicos.

- Essa é a ideia - admitiu Jack. - Terá que ser gente de confiança, naturalmente.

- Nada de amigos seus do AA que não estejam sóbrios há pelo menos 6 meses - ressaltei. - E se o indicado nos der o calote, nunca mais trabalha conosco.

- E quanto menos detalhes der sobre o negócio, melhor - concluiu Jack.

- Se vou ser o gerente, vou querer um salário - exigiu Ollie.

- Salário - franzi a testa. - Vai querer um contrato e direitos trabalhistas também?

- O salário é suficiente - garantiu Ollie solenemente.

Acabamos aumentando a comissão de Ollie para 15% sobre os depósitos feitos nas contas dele, mais 5% sobre os depósitos efetuados em contas de terceiros. E com isso, a reunião foi dada como encerrada.

- [03-07-2020]